29 nov 2012

Você realmente sabe usar o hidratante?

LIFESTYLE > Beleza

Nessa semana, me consultando com a minha dermatologista por causa de uma reaçao alérgica a um produto de unhas (já contei aqui que sou alérgica a esmaltes) que deixou meu rosto e olhos ressecadíssimos, ela me disse várias coisas interessantes que achei legal dividir com vocês.

Entre várias coisas, conversamos sobre a hidrataçao da pele e ela me disse algumas coisas que eu já sabia, outras que eu já desconfiava e outras que eu nao fazia a menor ideia. Entao pensei: “vou fazer um post sobre isso no blog. Vai que alguém tenha dúvidas sobre isso, né?”

Compartilho com você a minha “consulta”:

1. Conhecer a Pele – Apesar de todo mundo saber o quao importante é conhecer o seu tipo de pele, ainda tem gente no mundo chegando aos 30 anos sem saber se a pele é normal, oleosa, mista ou seca e aí se pergunta porque a pele está ressecada ou cheia de cravos/acne ou ainda, com sinais de envelhecimento. Tudo isso pode ser fruto de um desconhecimento do tipo de pele e consequentemente, do uso de um produto que nao seja adequado. Infelizmente ainda tem muita mulher que usa o hidratante que a mae usava ou usa só porque funciona perfeitamente pra mae. Está errado. É impossível usar qualquer coisa na pele sem conhecê-la e isso envolve: hidratacao, maquiagem, tratamentos estéticos e etc.

2. Tipos de Hidratante – Cremes, géis, óleos e séruns têm consistências e propósitos distintos.

– Creme: Ideal para quem tem a pele seca e precisa de uma hidratação mais intensa. Oferece uma consistência mais densa e efetiva.
– Óleo:  É mais indicado para o corpo. As fórmulas oleosas para o rosto devem ser usadas a noite, já que a consistência não combina com a maquiagem e protetor solar usados no dia a dia.
– Sérum: Tem uma consistência mais fina e textura fluida, perfeito para quem tem pele oleosa ou sensível.
– Gel: Com secagem rápida, pode resultar em uma sensação ‘plastificada’ e residual. Portanto só recorra a produtos com essa textura se sua pele for realmente muito oleosa.

3. Embalagens – Não se deixe enganar por embalagens bonitas, marcas internacionais ou ainda, as que prometem milagres em 1 semana. Na hora de escolher seu hidratante confira se há na fórmula alguns destes componentes:

– Ácido hialurônico: confere elasticidade a pele e homogeniza sua textura.
– Uréia e amônia: são rapidamente absorvidas pela pele, restaurando a barreira cutânea natural.
– Semente de uva: possui alto teor de ácido linoleíco, que combate a acne, suaviza e evita rugas.
– Vitamina C: com sua ação antioxidante, é indicada para qualquer tipo de pele e em qualquer estação do ano.

4. Potencialize a Açao – Para evitar rugas, flacidez e manchas, é preciso saber a diferença dos cremes diurnos e noturnos. Os diurnos mantém a umidade da pele, evitando o ressecamento. Já os noturnos previnem o envelhecimento precoce. O correto é, assim que acordar, lavar o rosto com um produto suave. Essa limpeza tem o poder de remover as impurezas e as células mortas que resultam da renovação natural da pele. O sol do meio-dia estimula as glândulas sebáceas, que provocam o aumento da oleosidade na pele. Aplique novamente o protetor solar com um filtro em pó para tirar essa luminosidade. Com o passar do dia, a pele começa a apresentar um aspecto cansado. Seria legal aplicar um produto para olhos e um creme de tratamento com vitaminas e antioxidantes, para amenizar os danos provocados pelo organismo. Já à noite, é importante limpar e tonificar o rosto antes de aplicar o creme noturno. E não se deite antes de 15 minutos da aplicação para que o creme não fique todo no travesseiro.

5. Quando aplicar? – Após o banho, para a pele absorvê-los mais rápido e espere um pouco para se vestir após aplicar o hidratante; assim ele pode ser absorvido pela pele sem o risco de ser retirado pela roupa.

6. Cuidados diferenciados por estaçao – Cada estaçao do ano vai provocar diferentes sensaçoes na sua pele por isso é importante adequar-se para cada uma delas.

– Primavera/ Verao: grandes chances de ressecamento pela maior exposiçao ao sol e o uso excessivo do sabonete no banho, que também provoca o ressecamento. Use um bom protetor solar diariamente e prefira um sabonete com creme hidratante que é a base de óleos e tem menos potássio, mas ainda assim, nao use em excesso. Evite banhos muito quentes porque a água quente é mais uma vilã da pele. Também é importante dar uma atençao especial aos cotovelos e pés, regioes que sao naturalmente mais secas.

– Outono / Inverno: Devido a baixa transpiraçao do corpo, a pele também pode ficar ressecada e agravar o problema com os banhos quentes, já mencionados. O frio também impulsiona o consumo de chocolates, derivados do cacau e comidas gordurosas, que em algumas pessoas potencializam a acne e em outras nao causam nada; mas o ideal é buscar sempre por uma alimentaçao equilibrada que ajudará a manter a pele e o organismo sempre saudáveis. E mesmo no inverno, nao esquecer do protetor solar. A exposiçao ao sol diminui, mas o poder dos raios UV, nao.

O melhor mesmo é usar um hidratante adequado ao seu tipo de pele, mas também, a cada uma das estaçoes. Pelo menos as mais agressivas como o verao e o inverno.

7. Um corpo, vários cremes –  Muita gente tem preguiça de cuidar da pele porque cada parte dela exige um creme específico, ou seja, o do corpo nao serve no rosto, nao serve para os pés, para as maos, para os cotovelos e etc. Entao, a dica é paciência. É “perder” 15 minutos do dia passando cremes e ganhar muito em rejuvenescimento e saúde. Achar que um único hidratante será capaz de fazer tudo é o mesmo que achar que o batom será capaz de dar o efeito da base, do corretivo, da sombra e etc.

8. Dicas para comprar um hidratante – A ideia é hidratar e nao “melecar”. Alguns cremes nao sao absorvidos rapidamente pelo corpo e dao a sensaçao de estar “melecada” ou “engordurada”. Essa sensaçao piora com o suor, principalmente no verao. Para nao ter esse problema, na hora de comprar o seu hidratante, observe se na embalagem estao escritas as palavras “leite” ou “suflê”. Elas determinam se esse creme é mais líquido ou mais levinho porque possuem uma consistência aerada que será facilmente absorvida pela pele.

Espero que vocês tenham gostado destas 8 dicas porque sao elas que garantem uma pele mais bonita.

Beijos,

 

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários
Anterior
Próximo
Voltar para a home