05 nov 2013

10 dicas para acelerar o metabolismo e emagrecer

LIFESTYLE > Alimentação

A primeira atitude que a maioria das pessoas tomam quando decidem emagrecer é pular algumas refeiçoes ou fazer cortes drásticos na alimentaçao, mas a verdade é que o emagrecimento é o resultado de uma atividade física eficiente e de uma reeducaçao alimentar que acelere o seu metabolismo.

O metabolismo nada mais é do que o modo como o seu organismo transforma as suas calorias em energia. Essa transformaçao tem influência genética, mas também pode contar com a nossa ajuda. É daí que vem o termo tao falado por quem faz academia: “acelerar o metabolismo” ou seja, quanto mais músculos você adquire maior é o seu gasto calórico e a sua chance de emagrecer.

Já contei pra vocês aqui, tudo o que fiz quando decidi emagrecer e mudar o meu estilo de vida. À partir daí, trouxe o meu estilo de vida para o blog e o chamei de #desembucha. O programa #desembucha me permitiu acelerar o meu metabolismo e a ter resultados mais rápidos e satisfatórios. Entao, vou dividir com vocês algumas dicas para que você consiga acelerar o seu metabolismo também e alcançar as suas metas de saúde:

tumblr_mjln7hMe851rvpyewo1_500

1. Aposte nos carboidratos

Como assim, Fê? Está louca? Nao baby! Eu também já cometi o erro de cortar todo o carboidrato porque sempre me disseram que ele engordava mas a verdade é que os carboidratos sao essenciais para acelerar o metabolismo. Sem carboidratos, você nao consegue enviar nutrientes importantes aos músculos, ao sistema nervoso e ao sangue e a ausência deles vai te deixar sem disposiçao, o que implica em ganho de peso. O segredo está na moderaçao, como em tudo na nossa vida. A minha dica é que você aposte diariamente em graos integrais, verduras e frutas porque o nível de gordura destes alimentos é mais baixo, eles levam mais tempo para serem digeridos e isso estimula o metabolismo. Evite os carboidratos refinados (açúcar, arroz e farinha branca) porque eles perdem as fibras ao serem refinados e isso vai transformar o seu metabolismo em uma tartaruga. Se você já segue o programa #desembucha, deve ter percebido que os carboidratos integrais estao bem presentes nos cardápios.

2. As proteínas sao essencias

Quando eu comecei o post, eu disse que os músculos consomem calorias e portanto, aceleram o metabolismo. Pra formar músculos rapidamente, você precisa consumir proteínas magras como ricota, cottage, ovos, soja, peixes e frango. Essas proteínas retardam a velocidade de digestao dos carboidratos e isso resulta em formaçao dos músculos.

3. Zero preguiça e muita atividade física

Esse post prova que músculo nao é apenas o resultado da vaidade de quem faz academia, mas algo essencial para a saúde do seu corpo e para o emagrecimento. Logo, você nao vai conseguir isso apenas comendo certinho enquanto vê a sua novela, toda “largada” no sofá. Nao importa se você vai fazer 3 horas de musculaçao ou 30 minutos de caminhada, o importante é se movimentar. Entendam que é à partir de 30 minutos que você começa a perder calorias. A ideia da frase é te fazer perceber que nao basta mudar a alimentaçao, você precisa fazer uma atividade física que te permita emagrecer e com caminhadas DIÁRIAS com ou acima de 30 minutos, você já consegue isso. Com o tempo, os músculos relaxam e a gordura toma o lugar deles. Se você nao fizer nada a respeito, seu coraçao, seu colesterol bom e outras coisas, vao te avisar de uma maneira nem sempre agradável. Sem contar que malhar regula o humor, o que evita que você coma desenfreadamente ou opte por guloseimas fora de hora.

4. Estimule a gordura boa do seu corpo

A gordura boa do seu corpo, além de retardar a digestao do carboidrato, permite que a sua energia seja gasta de forma igual. Aposte no mix de castanhas (no cardápio #desembucha sempre é recomendado consumir de 10 à 15 castanhas diárias que equivale ao valor nutricional de 1 bife), pinhao, azeite de oliva e abacate (a comida chilena me ajudou muito nesse aspecto já que o abacate é a fruta predileta do chileno e está presente em toda a culinária). Evite os alimentos cuja fonte de gordura entopem as artérias: manteiga, margarina, chantilly e bacon.

5. Coma 6x ao dia

Quando você come 6x ao dia, seu organismo segue a risca a ordem de fazer a digestao a cada 2 ou 3 horas e nao te dá tempo de sentir fome, o que é ótimo porque você nao ataca tudo o que vê pela frente. A adaptaçao é muito rápida. Em 2 semanas você já começa a ficar satisfeita com porçoes bem menores as que você comeu a vida toda. Nunca se esqueça que o seu estômago é do tamanho da sua mao fechada e portanto, você nao deve enviar pra ele mais alimentos do que o suportado por essa medida. Quando você reeduca as porçoes, a capacidade do seu estômago encolhe 30%, sua ingestão calórica diminui 10% e o seu metabolismo acelera, podendo te fazer emagrecer até 2 quilos por mês e com saúde, o que é o principal.

6. Quem nao toma café da manha, nao acelera o metabolismo

O café da manha é a refeiçao mais importante. Quando você nao toma café, seu organismo continua trabalhando e te entregando apenas calorias, que serao somadas ao seu almoço e com grandes chances de quilinhos a mais. Aproveite para consumir fibras que ajudam muito no funcionamento do intestino, frutas e iogurtes.

7. Nao beber água, também engorda

Além de hidratar, o consumo de 2 litros de água por dia ajuda a acelerar o metabolismo e emagrecer, já que ela leva oxigênio para os músculos. Mas atençao: nao vale a água do suco ou do refrigerante. Estou falando apenas da H2O de verdade, ok? Refrigerantes é bom evitar. Sucos devem ser ingeridos mas eles nao te isentam de beber simplesmente água.

8. Durma 8 horas de sono

Dormir bem é a garantia de corpo descansado e metabolismo acelerado. Fora que um sono perfeito tira a vontade de comer doces em excesso.

9. Suco de limao ainda em jejum

Tomar o suco de 1 limao esprimido (com água) ainda em jejum, ajuda a acelerar o metabolismo.

10. Legumes e Verduras primeiro

Comece a sua refeiçao com saladas e verduras. Eles reduzem a fome e você consegue comer bem menos quando chega o prato principal. Mas atençao: se até hoje o seu almoço é apenas uma saladinha, saiba que ele tem sido uma verdadeira fonte de preguiça para o seu metabolismo. Saladas e verduras tem baixíssimas calorias, o que significa pouca energia para o corpo, que entende que em 2 horas no máximo vai precisar comer bastante. O ideal é sempre ter uma proteína magra e 1 carboidrato de acompanhamento.

Com estas 10 dicas nao tem como o seu “projeto verao” fracassar.

Gostaram?

 

 

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários
6 comentários em "10 dicas para acelerar o metabolismo e emagrecer"
  1. Dani Castelucci de Medeiros   05/11/13 • 13h17

    Dicas muito boas, Fe!!! Foi assim mesmo que já me foram 16 kg, e sigo na luta! Acrescentaria apenas 1: cuidado com o sódio! Um super beijo!

    • fernanda   05/11/13 • 18h10

      Tem razao, o sódio é um perigo. Bjs

  2. simone sales   06/11/13 • 23h06

    prima amei as dicas eu e meu esposo estamos na dieta e pelo que eu li das suas dicas estamos no caminho certo eu caminho todo dia uns 40minutos ,já o meu esposo corre 30minutos ,eu ainda não consegui correr mas devagar eu chego lá já esta fazendo 2meses a nossa dieta ainda não pesei pra saber o quanto emagreci mas assim que pesar vou te contar.
    obrigada adoro o desembucha,bjks

    • fernanda   07/11/13 • 14h13

      Primaaa, que legal!!! Muita força de vontade porque vai dar certo. Beijos

  3. Andrea Lomeu   23/11/13 • 22h19

    amei suas dicas e muito obrigada por dividir com a gente todo esse carinho valeu . bjs <3

  4. Pigmento F   23/11/13 • 23h23

    Eu é que agradeço tanto carinho comigo e com o blog. Bjinhos

Anterior
Próximo
Voltar para a home