24 fev 2014

Roupas para usar em Santiago em cada estação do ano

VIAGEM > CHILE > Santiago > LEVAR NA MALA

Por favor, leiam com atenção o post pois muita gente acaba perguntando coisas que já foram ditas. Lembrando que tudo o que está aqui são dicas e que a percepção do clima muda de pessoa para pessoa. A melhor saída ainda é conferir o clima tempo antes de viajar.

“Vou para Santiago na próxima semana. Que roupa você acha que devo levar?” 

“Fê, o outono já é bem frio? Levo casacos e botas?”

“Na primavera dá pra usar roupa meia estação?”

“E no verão? Faz calor de verdade? Posso levar meu biquini?”

Essas são algumas perguntas que recebo por email diariamente, desde que o blog foi criado. Isso me levou a ter certeza de que um post com dicas de roupas para levar para Santiago em cada estação, era mais do que necessário rsrs. Espero que estas dicas ajudem quem tem uma viagem planejada para Santiago. Mas quero que se lembre de duas coisinhas:

  • Todas as dicas se referem ao clima de Santiago. Se você vai para outra cidade do Chile, sugiro consultar na internet o clima do lugar, que é distinto em cada cidade e estação do ano, assim como no Brasil. No norte do país, é um clima com características de deserto. No sul do Chile chove bastante e faz muito frio devido ao clima polar. E na Isla de Pascua você vai se deparar com um clima subtropical. Ou seja, muda muito de cidade para cidade e por isso preferi falar apenas de Santiago, lugar que vivo e que recebe muitos turistas.
  • A percepção de frio e de calor muda de pessoa para pessoa. Eu mesma já estou super adaptada ao clima seco e frio daqui. Então, lembre-se que são apenas dicas. A decisão do que levar será sempre sua.

veraoEle começa no dia 21 de dezembro e termina no dia 21 de março. Santiago fica bem seca nesse período e a necessidade de água é constante. A umidade é praticamente inexistente. Faz temperaturas que oscilam entre 20 e 30 graus, mas por não ter umidade, você não fica transpirando e isso é maravilhoso.

Se for ficar apenas em Santiago, ignore o guarda-chuva. Nesta cidade só chove perto do inverno e apenas o suficiente para formar a neve na Cordillera. Nada mais. Você não corre o risco de cancelar algum passeio por causa da chuva. Não mesmo!

É a época em que você pode usar todas as roupas que usaria no verão do Brasil, com a diferença que antes das 8 da manhã e depois das 21 horas, as temperaturas caem um pouco, mas nada que uma jaquetinha não resolva. Não precisa de nada além disso.

Quanto ao biquini, talvez algumas se decepcionem e outras nem tanto. Eu já falei aqui que o mar do Chile é bem gelado porque simplesmente estamos falando do Oceano Pacífico. São praias que possuem leões marinhos (mostrei aqui). Por aí você já pode ter uma ideia da temperatura da água, que não aquece mesmo fazendo 30 graus fora dela. Inclusive, você vai encontrar muita gente no calçadão e na areia, mas dá pra contar nos dedos os corajosos que entram no mar. A menos que o seu hotel tenha piscina aquecida (alguns não possuem e por isso a água da piscina é bem gelada, já que vem da Cordillera), o ideal é não trazer porque você não irá usar. Aliás, praia no Chile é lugar para sentir frio, algo que a gente nem imagina no Brasil. Na estrada, passado o túnel principal que dá acesso ao litoral, você já percebe a mudança do clima, que é mais fechado e muitas vezes nublado. Se for conhecer o litoral, leve uma blusa leve. Se ainda ficar na dúvida, veja o vídeo abaixo.

 

outono

O outono começa no dia 21 de março e termina no dia 21 de junho. É uma das estações mais bonitas porque a cidade tem muitas árvores, que nessa época, enfeitam as ruas e os gramados com as suas folhas secas, como a gente vê nos filmes. Rende lindas fotos, ainda mais porque já é possível ver a neve se formando na Cordillera. A temperatura é entre 5 e 15 graus.

O outono de Santiago tem temperaturas bem parecidas com o inverno do Brasil, então, meu conselho é que você traga tudo o que usa no inverno da sua cidade. Essa regra não funciona muito para os que vem do norte e nordeste do país, onde não existe inverno hahaha. Nesse caso, traga para Santiago o que você usaria se fosse para o Rio Grande do Sul. As pessoas que moram em Santiago não usam muita bota nesse período porque pra elas ainda não está tão frio mas se você é friorenta, traga a sua. É nesse época em que Santiago recebe 2 ou 3 dias de chuva (mas curtas, nada como no Brasil) anunciando que a temporada de frio está chegando. Neste vídeo tem dicas do que trazer na mala de outono.

invernoAqui o bicho pega. A estação mais fria do ano começa dia 21 de junho e vai até dia 21 de setembro. São dias cinzas e bem gelados. Você não verá neve na cidade, porque Santiago só recebe neve na Cordillera, mas acreditem: essa neve é suficiente para oferecer temperaturas abaixo de zero, muitas vezes. Quem mora aqui usa roupas que chamamos de “segunda pele” que protegem do frio. Inclusive, existem leggings masculinas ou do contrário, os homens não suportariam trabalhar apenas com a calça social.

Em compensação, é muito comum que as pessoas tirem seus casacos dentro de lugares fechados porque todos eles são bem aquecidos nessa época. Eu por exemplo, fico de shorts e regata em casa, enquanto faz zero graus lá fora. Sua mala deve conter botas e tudo o que julgar necessário para suportar o frio e isso é bem pessoal.

Dica: Sempre me perguntam se vale a pena comprar roupa de frio aqui. Pelo preço, sim mas pelo uso, não. Santiago não espera a estação terminar para fazer liquidações e isso faz com que casacos e outras roupas bem caras de frio, sejam bem mais baratas aqui. Acontece que as roupas vendidas aqui são pensadas para proteger pessoas que vão passar pelo menos 6 meses (outono e inverno) rodeadas do vento gelado da Cordillera e até terão contato com a neve. Posso dizer com toda a certeza porque já fiz o teste: a roupa mais leve de frio que você comprar aqui JAMAIS será usada no inverno do Brasil porque simplesmente você vai suar quando fizer isso. A menos que a ideia seja comprar para usar em um país que faça tão ou mais frio que aqui, não recomendo gastar o seu dinheiro com isso. Mas de novo: a escolha é sempre sua. Aqui vai um vídeo com dicas do que trazer nesta mala. O casaco mostrado no vídeo é da marca Saville Row.

 

primaveraÉ quando o verde e as cores das flores voltam a invadir a cidade e quando digo invadir, não é força de expressão. Santiago é uma cidade cercada de muita natureza. A primavera começa dia 21 de setembro e termina dia 21 dezembro. Ainda em setembro e meados de outubro, é comum ter dias mais “frescos”, com temperaturas entre 18 e 25 graus, porque a neve ainda está derretendo. Se vier à cidade nesse período, roupas de meia estação ou um casaco ou outro, são bem vindos para quem não está acostumado com estas temperaturas. Se vier à cidade no final de outubro ou à partir de novembro, pode deixar as botas e casacos na sua casa porque já não serão necessários.

Bem, acho que agora ficou mais fácil fazer as malas né? Qualquer dúvida com relação à passeios ou outras curiosidades, é só clicar na opção “Chile” que fica no menu principal do blog. Gostaram?

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários
175 comentários em "Roupas para usar em Santiago em cada estação do ano"
  1. Rafaela Mendes   24/02/14 • 18h12

    Fê, imagino mesmo o quanto vc deve receber emails desse gênero.
    Fiquei até com vergonha porque eu também mandei hehehehe.
    Mas ficou muito muito bom! De fato zera todas as dúvidas !

    Parabéns pelo trabalho

    • fernanda   24/02/14 • 18h29

      Oi Rafa! Realmente recebo vários emails sobre o Chile mas acho normal. Quando não se conhece, se tem muitas dúvidas mesmo. Que bom que gostou e se tiver alguma dúvida, é só me mandar viu? Beijos

      • Dayana   17/01/16 • 19h27

        Fê ,sou nova aqui no blog e não vi se tem post a respeito.Mas você poderia indicar lojas boas e acessíveis para comprar roupa caso seja necessário?
        Obrigada pelas dicas

        • Fê La Salye   17/01/16 • 21h20

          Dayana, bem vinda ao meu blog. Você encontra essa informação no post FAQ Chile, categoria Compras. Obrigada!

  2. J Michelli Andrade   24/02/14 • 21h35

    Adorei as dicas. Vou no Verão. :)

  3. Pigmento F   24/02/14 • 23h35

    Ai que bom, Jalda! Com certeza vai amar. Beijos

  4. Daniella Castelucci de Medeiros   28/02/14 • 15h11

    Ah, como é lindo um lugar onde existem estações do ano <3 amei suas roupas e as dicas :)

  5. Pigmento F   28/02/14 • 17h35

    Minhas amigas dizem a mesma coisa hahaha. Obrigada, querida! É sempre bom ter você por aqui.

  6. Ana Paula   28/03/14 • 19h14

    Oi Fê
    Quando vc diz que no outono a temperatura do Chile é praticamente igual ao inverno no Brasil, gostaria de saber o mais próximo possível em graus. Vou para o Chile na segunda quinzena de maio e ficarei até o fim do mês e ainda estou com dúvidas sobre qual roupas deverei levar.
    Obrigada e abç
    Ana Paula

    • fernanda   31/03/14 • 20h43

      Maio já tem neve na Cordillera e faz frio de verdade. Não sei quanto estará em graus, mas traba botas e casacos. Qualquer brasileiro que não tenha vivido em países com neve, sente muito frios nessa época. Bjs

  7. Graziella   03/04/14 • 11h54

    Fê, gostaria de saber se para ir em Maio, mais precisamente dia 22/05 preciso levar roupas de inverno ou outono? Quanto à cordilheira, nesse período já tem neve por lá ou somente no final de junho? Obrigada.

    Beijos

    • fernanda   17/04/14 • 19h46

      Grazi, como eu disse no post, a sensação de frio depende de pessoa pra pessoa. Se você mora no Nordeste do Brasil, vai achar que está no pólo norte (sério) mas se já morou em locais frios, vai achar suportável. Mas em geral, quem vem do Brasil sente muito frio já no começo de abril. Acho legal você avaliar como lida com essa estação. E nada que você vem, geralmente já tem um pouco de neve na Cordillera mas ainda não dá pra esquiar. Beijos.

  8. Sandra Lucia   14/04/14 • 10h55

    Adorei as dicas!
    É importante ter uma ideia do que usar, para não levar roupa que não será útil.
    Estou indo dia 15 de abril.
    Suas roupas e botas estão lindas.
    Obrigada pelas dicas!
    Valeu!!!!
    Sandra Lucia

    • fernanda   17/04/14 • 19h40

      Obrigada, Sandra! Só vi o recadinho hoje então imagino que já esteja por aqui. Espero que goste! Beijos

  9. Celise Rey   13/05/14 • 20h13

    Oi Fernanda! Vamos em Agosto e estou procurando casacos de frio e acessórios que nos protejam. Mas vejo suas fotos e não parece tão aterrorizante quanto eu pensava… Hahahaha. Você está de legging no meio da neve! (Imagino que com uma meia grossa por baixo) Você acha que os sobretudos e as segundas peles do Brasil dão conta? (+ cachecol, luva, gorro, etc).

  10. Pigmento F   13/05/14 • 20h18

    Oi Celise! Não assusta porque ainda não é inverno. Tudo o que postei até agora são looks de outono, onde a temperatura em Santiago é de 5 graus. A coisa piora em Julho, o inverno de verdade. Não temos neve na cidade, só nas montanhas, mas ainda assim é frio. Quando o inverno começa as temperaturas são sempre negativas. Estou usando legging porque já tem 3 anos que estou aqui e já me acostumei mas no inverno eu uso muita segunda pele. Se você já morou em países frios, vai tirar de letra, mas se sempre morou no Brasil, especialmente no Nordeste, se prepare rsrs. Bjs

  11. Celise Rey   13/05/14 • 20h33

    :O Então o que você recomenda para levarmos para passear pelos pontos turísticos? Você acha que tem necessidade de comprarmos aqueles casacos pra neve que vende na Decathlon (caríssimos :'() ou um casaco normal + segunda pele + blusa dão conta?

  12. Pigmento F   13/05/14 • 20h38

    Celise Rey Essa pergunta é complicada. Vou te explicar: tudo o que você comprar aqui de casacos, não vai conseguir usar no Brasil. São muito pesados, flanelados e cheios de coisas para proteger do frio e por isso mesmo são caros, como você disse. Eu só aconselho comprar se for usar em cidades com o mesmo clima. Do contrário, usar roupa normal, segunda pele e muitas blusas, dá pra levar. Não será agradável, mas ao menos não gasta tanto. Mas claro, isso é relativo. Tem gente que prefere comprar. Mas eu não consigo dizer se isso de roupa é suficiente porque cada pessoa tem um tipo de resistência ao clima. Tem gente que vem decidida a não comprar nada e no segundo dia em Santiago, corre para a North Face e tem gente que passa frio mas prefere suportar. Nesse caso, eu tento ajudar mas nunca consigo dar uma resposta conclusiva, porque é de cada um, entende? Boa sorte e bjs.

  13. Celise Rey   13/05/14 • 20h42

    Pigmento F Obrigada! Você é super prestativa, estou vendo o FAQ Chile e vou passar pro pessoal da viagem. Hahahahha :)

  14. Anália Andrade   24/05/14 • 00h15

    Olá Fernanda, tudo bom? Pretendo ir a Santiago no dia 22 de outubro e estou com uma dúvida cruel sobre o que usar, pois não sei ao certo se estará fazendo frio ou não. Conto com sua ajuda. Agradecida.

  15. Pigmento F   24/05/14 • 12h23

    Oi Anália! Como foi dito no post, já será primavera, com temperaturas entre 18 e 25 graus. Bjs

  16. Davi Pincel   27/05/14 • 13h13

    Fernanda Bom dia, tudo bem?
    Parabéns pelo blog, simples e eficaz. Me tira apenas duas dúvidas, quanto custa uma segunda pele em santiago?(aproximadamente)
    Nas estações de esqui, tem como alugar as roupas?
    Obrigado e abraço

  17. Lucimara   27/05/14 • 10h35

    Olá Fernanda,
    adorei o seu post.
    Como você falou o inverno termina 21 de setembro, chego no Chile no dia 24 de setembro, gostaria de saber se ainda faz frio como no inverno, considerando que sou do Rio de Janeiro e nunca estive em um lugar gelado!

    Obrigada

    • fernanda   28/05/14 • 09h37

      Oi Lucimara! Acho que já te respondi em algum outro lugar mas respondo aqui também. Em setembro a neve começa a derreter e já não faz o frio congelante do inverno. As temperaturas variam entre 15 e 25, mas ninguém usa bota mais. Mas é claro que isso depende de cada um. Beijos e boa sorte!

  18. Lucimara Peixoto   27/05/14 • 13h38

    Olá Fernanda,
    adorei o seu post.
    Como você falou o inverno termina 21 de setembro, chego no Chile no dia 24 de setembro, gostaria de saber se ainda faz frio como no inverno, considerando que sou do Rio de Janeiro e nunca estive em um lugar gelado!

    Obrigada

  19. Érika Moretti   27/05/14 • 12h01

    Fê sua lindaaa …..como adoro seu Blog e suas Dicas ….

    Estou pesquisando mtu sobre o chile e observando suas dicas e como fala bem de Santiago estou me programando para ir em outubro mais precisamente entre os dias 16/10 a 24/10 vi em alguns lugares que faz frio mesmo sendo na primavera estou super na duvida em relação a temperatura e se a noite realmente nesta época faz frio tipo 15 Graus e durante o dia qual a maxima em media ??

    Obrigada pelas super dicas

    Bjos

    • fernanda   28/05/14 • 09h34

      Oi Erika! Muito obrigada pelo carinho. Em outubro a temperatura começa a ficar bem agradável, eu diria hehe. Máxima de 25 de dia e uns 15 graus a noite. Eu não acho frio e quem mora aqui também não, mas já me acostumei. Mas se parar pra pensar, a partir de 15 graus não é frio mesmo, é que no Brasil faz calor demais rsrs. Espero que goste daqui. Bjs

      • Erika Moretti   29/05/14 • 11h20

        Mtu Obrigada Fê!

        Com certeza Vou gostar rs*

        Bjus

      • Cris Machado   28/04/16 • 22h26

        Oi FÊ, tudo bem?
        Iria para o Chile com uma amiga que ja conhecia e montaria o roteiro, cheguei a comprar a passagem e hospedagem, mas as ferias dela tiveram que ser remarcadas e agora me vi indo sozinha pro chile em junho de 2016. Gostei do vídeo sobre as peças chaves e como reduzir o volume, mas minha maior preocupação seria sobre passeios em grupo na cidade, points para fazer novos amigos (de forma segura claro!) para não passar uma semana tão só. rs. Obrigada pelo trabalho, você ajuda muita gente

        • Fê La Salye   02/05/16 • 13h51

          Oi, Cris! Recomendo tudo que está no post FAQ Chile, especialmente o post sobre viajar sozinha. No Menu Chile tem muita coisa que pode ser aproveitada no roteiro, mesmo vindo sozinha. Obrigada por seguir o blog! Bjs

  20. Pigmento F   27/05/14 • 19h44

    Muito obrigada! A segunda pele custa de 50 à 200 reais. Depende da marca. Sobre as roupas de esqui, recomendo ler os 5 posts onde detalho tudo e todos os custos sobre esquiar. Bjs

  21. Pigmento F   27/05/14 • 19h45

    Oi Lucimara! Faz frio até começo de outubro mas nada insuportável. Entre 18 e 22 graus. Bem, eu acho suportável, talvez você não ache rsrs. Mas é isso. Bjs

  22. Lucimara Peixoto   28/05/14 • 02h54

    Ola Fernanda, obrigada por me responder, mas faltou uma pergunta, no final de setembro as estações de ski ainda estão abertas? Li algumas pessoas falando que sim e outras que não

  23. Pigmento F   28/05/14 • 16h10

    Isso depende de cada estação. Cada uma fecha em uma data. A melhor maneira de descobrir isso é acessando o site de cada uma para ver até que período vão funcionar. Essa informação estará disponível a partir de julho em cada site de ski, se não me engano. Bjs

  24. Beatriz Soares   29/05/14 • 19h17

    Oii Fernanda,
    amei seu post.
    Eu gostaria de saber se no final de outubro,assim mais ou menos dia 24 a 29 o clima é um pouco frio?

  25. Pigmento F   29/05/14 • 20h53

    Oi Beatriz, tudo bem? Que bom que gostou. Nessa data já é primavera, temperatura bem agradável, com roupas de meia-estação. Bjs

  26. Beatriz Soares   29/05/14 • 20h55

    Faz mais ou menos quantos graus?
    Bjs

  27. Pigmento F   29/05/14 • 20h57

    De 18 à 25 graus.

  28. Beatriz Soares   29/05/14 • 20h59

    Obrigada mas..Só outra coisa (haha)
    Roupas como:legue,saia,blusinhas,shortinhos cai bem? e so um casaquinho a noite?

  29. Pigmento F   29/05/14 • 21h01

    Sinto que meu post não ajudou tanto assim rsrs. Bem, eu uso tudo isto na primavera mas tem brasileiro que vem e sente frio. Depende de cada um. Bjs

  30. Beatriz Soares   29/05/14 • 21h09

    kkk Obrigada,é pq é a primeira vez que viajo pra la e não sei de muita coisa ai estou em dúvida,mas brigada :)

  31. Joseli marini   31/05/14 • 05h01

    Oi Fernanda, gostei de mais de suas dicas,estou indo este mês de junho para Puerto Varas e Santiago,gostaria de saber alguma loja de casacos, blusas, pois moro em MS e sou muito friorenta,se der me responde … desde ja obrigada

    • fernanda   05/06/14 • 20h13

      Oi Joseli! Na verdade, qualquer loja dos shoppings ou ruas de Santiago nessa época, estão vendendo roupas de frio. Você só precisa analisar se vale a pena comprar porque é quase impossível conseguir usá-los no Brasil depois porque o tecido é bem mais quente. Bjs

  32. Marcia Suely Zippo Spinelli   04/06/14 • 23h49

    Olá Fernanda, adorei as dicas, estou indo dia 20 de julho sou de Mato Grosso, já fui prá Argentina mas só peguei frio um dia no Aconcagua, dessa vez vou preparada. Obrigada pelas dicas!!!

  33. Natalia Martins   05/06/14 • 23h18

    Olá, Fernanda!
    Que legal, também é publicitária! Bom, vou para Santiago no dia 07 de julho, minha primeira vez num clima assim. Eu não vou levar muitos casacos e gostaria de saber onde eu poderia comprar roupas de inverno baratas. Dei uma olhada no site da Falabellas mas os preços estão parecidos com a Decatlon. Alguma loja de rua, ou tipo uma "25 de março" por aí pra eu fazer umas compras e não morrer congelada?
    Obrigada!!

  34. Pigmento F   05/06/14 • 23h20

    Pois é, sou publicitária sim. Então, o preço do site não é o preço real. Nas lojas é muito mais barato, principalmente porque as liquidações acontecem na própria estação e já começaram. Inclusive, essas lojas como a Falabella, também são lojas de rua e no centro você também encontra outras lojas. Bjs

  35. Pigmento F   05/06/14 • 23h20

    Fico feliz que tenha gostado das dicas. Bjs

  36. Natalia Martins   05/06/14 • 23h21

    Pigmento F Obrigada, Fernanda! =)

  37. Cristiane Zeni Moresco   17/06/14 • 02h44

    Olá !! adoreii as dicas!!
    Estou indo pra Santiago quinta!!
    Como esta o clima ai??
    Obrigadaa!! bjo

  38. Monique   17/06/14 • 02h38

    Oi Fernanda!
    Irei para Santiago dia 13 de julho de 2014. Sou de Santos – SP.
    As temperaturas estão negativas? Confesso que não imagino o tamanho do frio que seja ai e não sei muito bem o que levar rs
    Apenas roupas impermeáveis não passarei frio?
    Se eu estiver com meia calça grossa, legging, blusa de frio, casaco, bota, ainda sentirei frio? rs
    Sou friorenta.
    Desde já agradeço

    • fernanda   22/06/14 • 12h10

      Oi Monique! É muito difícil responder a sua pergunta mas expliquei o porquê no post FAQ CHILE. Você já viu? Bjs

  39. Regiane   25/06/14 • 14h59

    Boa tarde, Fernanda

    tem como ir de onibus para Vina del Mar e tem onibus do aeroporto para o centro de santiago?

    • fernanda   25/06/14 • 21h12

      Oi Regiane! Dá pra ir de ônibus pra Viña. O site da rodoviária está no post FAQ CHILE, mas não tem transporte público do aeroporto pra cidade. Bjs

  40. Tatiana Rodrigues   04/07/14 • 00h07

    Ajudaram muito suas dicas!
    Vou no começo de setembro, nesse período ainda vai estar aquele friozão, ou vou conseguir usar um vestidinho, com uma bota simples, e uma jaqueta…? Tipo assim?! Gracias! ;)

  41. Pigmento F   10/07/14 • 17h06

    No começo de setembro começa a diminuir o frio. A sua pergunta é bem relativa. Tem gente que consegue e tem gente que continua super agasalhada. Não sei afirmar. Bjinhos

  42. Gabrielle Gomes   11/07/14 • 13h16

    Oi, vou amanhã para Santiago.. Queria saber se no aeroporto vai estar frio ? Vale a pena leva algumas camisetas de manga curta ?

  43. Andressa Ellen   11/07/14 • 23h06

    Olá Fernanda, eu vou no no fim do inverno, quase na Primavera já… o que devo levar? To muito perdida. Onde moro faz 30° quase todo dia, mas tenho medo de levar casaco pesado e não usar.

  44. Pigmento F   11/07/14 • 23h25

    Oi Andressa! O mais importante é você pensar nas dicas que dei no post. Se você nao está acostumada com inverno, o ideal é trazer tudo aquilo que você precisa para nao congelar hehe. De qualquer forma, essa semana farei um post detalhando roupas de frio, ok? Bjs

  45. Raiana   15/07/14 • 14h06

    Impossível não gostar desse blog!!! Não sei se acontece só comigo, mas quando programo uma viagem fico meio perdida na internet com tanta informação e aqui acabei encontrando tudo que eu precisava saber. Parabéns!
    Estou indo para o Chile no dia 10/09/14, super ansiosa já haha e com muito medo do frio! Obrigado pelas dicas! :)

    • fernanda   15/07/14 • 14h58

      Ahhhhh, que demais ler isso… Muito obrigada por me dizer! E continue lendo porque vai achar mais coisas legais hehehe. Bjs

  46. M.Rocha   15/07/14 • 14h33

    OLá Fernanda,

    Estou me preparando para férias…será em outubro e com penso
    em ir para Santiago Chile…que moeda devo levar? ainda estará frio? qual melhor bairro para ficar (mairo estrutura e opções) muitas são as duvidas,kkkkk
    Desde de já agradeço sua atenção.

    • fernanda   15/07/14 • 14h58

      Oi! Por favor, leia o post FAQ Chile, lá eu respondo tudo isso. Bjs

  47. Juliana Brasileiro   16/07/14 • 20h36

    Olá, Fernanda! Adorei as dicas. Mas me diz uma coisa: estou acompanhando a temperatura através de um aplicativo no celular, porém a temperatura que vejo está meio louca. Uma hora diz que tá (por exemplo) 2 graus e duas horas depois diz que tá 20 graus. Já morei nos Estados Unidos e sei que as temperaturas não variam tanto assim muito rápido, principalmente no inverno. Então me ajuda, qual a real temperatura que está fazendo ai?!?! Tá muito frio ainda ai?! Obrigada!!!!

    • fernanda   17/07/14 • 11h04

      Os aplicativos sempre mostram a máxima, mas não tem feito a máxima e o clima aqui é seco, então quando diz que faz 20 graus, está fazendo 15, com sensação de 5. Pelo menos tem sido assim, mas geralmente tem feito 5 graus mesmo e com uma sensação menor. Os dias aqui tem sol mas não são quentes. Mas se você morou nos Estados Unidos, vai tirar de letra. Bjs

      • Juliana   18/07/14 • 13h27

        Ah, que ótimo, então! Eu adoro frio, só não queria levar roupas pesadas em vão!!! Muito obrigada, me ajudou demais!!! E aproveitando, você tem algum taxista de confiança? Qual o melhor meio de se locomover ai?! Vou para uma estação de esqui, você conhece alguma agência, segura, que faça o translado?! Beijoss!

        • fernanda   21/07/14 • 11h24

          Oi Ju! A melhor forma de responder isso é indicando o post FAQ CHILE. Bjs

  48. Bruna Stéphane   26/07/14 • 00h05

    Olá Fernanda, suas dicas são muito boas! Eu vou fazer intercâmbio em Santiago do começo de março ao fim de julho do ano que vem e já estou me descabelando por causa das roupas que devo ou não levar, rs. Pelo que você descreve, já que vou pegar verão, outono e inverno, minhas roupas de verão e inverno que uso aqui serão suficientes pras duas primeiras estações, mas quando entrar o inverno, a coisa muda. Vou pegar um pouco mais de um mês de inverno, né? Eu comprei um casaco acolchoado beem grosso (do tipo que me deixa com calor aqui, rs) e que por fora é de um material que corta o vento (e embora eu ache que não é impermeável, segura bem a água também). Penso em usá-lo com a segunda pele térmica e uma blusa de lã quando o frio pegar. Como você falou dos casacos daí, que são cheios de forros e proteções contra o frio, fiquei preocupada desse meu casado não ser suficiente. O que você acha? Obrigada!

    • fernanda   30/07/14 • 10h44

      Oi querida! Como disse anteriormente, tudo depende. Infelizmente não tenho como afirmar se é suficiente ou não, mas morando aqui você será capaz de avaliar. Bjs

  49. Ana Cardoso Cardoso   27/07/14 • 03h11

    oi linda , gostaria de saber se outubro faz muito frio por ai em santiago ? sou de recife e vou pra santiago do chile no inicio de outubro e volto pro Brasil dia 12 , que roupa levar ? mim ajuda !!!!!!

    • fernanda   30/07/14 • 10h37

      Oi Ana! A média das temperaturas está no próprio post. Acho que ele é a melhor maneira de te ajudar a escolher as roupas que irá trazer. Eu não sinto frio em outubro aqui, mas de acordo com as temperaturas informadas você precisa analisar se precisa de roupa de frio ou não. Bjinhos

  50. Camilla Teixeira   27/07/14 • 15h44

    Eu vou no final de novembro. Qual é média de temperatura nesta época? Sou Muito Friorenta. Mesmo sendo primavera acho que posso passar frio.

    • fernanda   30/07/14 • 10h35

      Oi Camilla! A média das temperaturas está no próprio post, mas em novembro já é quase verão. Bjs

  51. BI Mooraes Mooraes   03/08/14 • 05h52

    Valeu msmo!!! Vc me ajudou muitoooooooooo!!!tks! Chego ai dia 15 de outubro, posso esquecer os casacos e botas ou ainda é bom levar alguma coisa? qual a temperatura no meio de outubro exatamente? Mais uma vez parabéns, estou pesquisando em vários sites e blogs e o seu post foi o mais esclarecedor!

    • fernanda   04/08/14 • 11h47

      Oi! Que bom que gostou do post. Essa coisa de blusas vai depender muito de como você reage a cada temperatura. As temperaturas médias foram informadas no post. Já será primavera mas você precisa avaliar se a temperatura informada no post é suportável ou não. Ainda não consigo dizer qual a temperatura média desse mês, já que estamos em agosto, mas mais pra frente você poderá consultar. Muuuuuuito obrigada por acompanhar o blog! Bjs

  52. Anna Paula Gonçalves   06/08/14 • 06h13

    olá Fernanda, estou com viajem marcada para inicio de outubro.. queria saber se é possível esquiar nessa época do ano ? o posts estão me ajudando mt com dúvidas p. viajem !

    • fernanda   06/08/14 • 10h59

      Oi Anna! Falei disso nos posts relacionados à neve. Já leu? Esquiar só é possível até setembro. Bjs

  53. Erica Oliveira Sgrancio   28/08/14 • 18h38

    Ola Fernanda!
    Meu marido, meu bebe de 4 meses e eu estamos com viagem agendada no proximo dia 02/09. Comprei roupas de frio para meu bebe, mas nao quero que ele sinta frio, estou comprando meias calcas de la para usar com outras calcas por cima. Teria algumas lojas para comprar roupas em Santiago?

    • fernanda   28/08/14 • 17h57

      Oi Erica! A melhor maneira de responder a sua pergunta é indicando o post FAQ Chile. Nele, as principais dúvidas dos leitores estão separadas por categorias. Na categoria Roupa você encontrar todas as informações que precisa sobre isso e na categoria Compras também. É um post bem completo. Bjs

  54. Taís Agulhari   14/12/14 • 15h07

    Ola Fernanda!
    Estou me mudando para Santiago em janeiro 2015, ja fui varias vezes prai, mas minha duvida eh: vc consegue comprar calca jeans que sirva no nosso corpo brasileiro? Todas que ja comprei ai nao " encaixam" bem. Tem alguma loja/marca especifica que vc compre e que sirva? Obrigada e parabens pelo blog! Otimas inforamcoes, estou me divertindo lendo tudo rs.

    • fernanda   18/12/14 • 19h12

      Oi Taís! Apesar de eu ser alta e as chilenas mais baixinhas, eu nunca tive problema não. Eu não compro nenhuma marca específica mas recomendo as fast fashions daqui. Obrigada por seguir o blog! Bjs

  55. Pigmento F   25/03/15 • 12h15

    Oi Regiane, tudo bem? Posso garantir que os preços não subiram, o que aconteceu é que o real desvalorizou e a percepção do brasileiro em relação ao peso chileno é de que ele é caro mas os preços aqui realmente não subiram. Agora que o outono começou ele vai encontrar mais variedade de roupas à venda. Bjs

  56. Solange Carneiro   01/06/15 • 15h52

    Olá, vou a Santiago dia 15 de junho e ficarei até dia 21 de junho, olhei as temperatura e vão entre 15 e 17 º, estou com dúvida quanto as vestimentas que devo levar. Vale ressaltar que moro em Fortaleza e o clima aqui é muito quente.

    • fernanda   14/06/15 • 14h00

      Oi Solange! Você olhou as temperaturas na home do blog? Tem feito zero graus já. Aqui no blog tem um vídeo indicando o que trazer na mala de inverno. Bjs

  57. fatima loureiro   06/06/15 • 18h13

    Olá Fê! vi seu blog e gostei mto, mas fiquei em duvida do seguinte:Moro em BH e vou pro chile em julho, nao comprei anda de frio ainda, pois são caras no Brasil, um conjunto de segunda pele termica, 180,00, será que acho mais barata lá? Tenho que comprar coisas de frio , pois minha filha mora na alemanha e irei no inverno pra lá, então to mais insegura é sobre comprar no chile e tb se chove muito em julho, me ajuda???abraços

    • fernanda   14/06/15 • 14h37

      Oi Fatima! Como eu disse, é mais barato aqui, porém o Real está desvalorizado e isso não tem ajudado muito os turistas. Sobre chover, quase nunca chove em Santiago. Bjs

  58. Leonardo   07/07/15 • 18h30

    Olá Fernanda!

    Parabéns pelo blog.

    Estou programando uma viagem para Santiago para 2016 e estou em duvida entre as datas: 16 a 23 de abril ou 21 a 28 de maio. Eu gosto de clima frio e gostaria de pegar neve. Acha que em Maio eu já veria neve??

    Obrigado

    • Fê La Salye   12/07/15 • 19h40

      Oi Leonardo! Em nenhuma dessas datas você pegará neve, apenas o outono. Recomendo o vídeo “Quando começa e quando termina a neve”, no meu canal do Youtube. Procure por Pigmento F. Obrigada por seguir!

  59. Luana   21/09/15 • 00h06

    Muito bom mesmo seu post. Gostei muito das dicas e como vc disse, sao sugestoes, vou No final de outubro e como
    Sou friorenta, a bota ira na mala. Heheheh. Parabens mais uma vez pelo blog

    • Fê La Salye   04/10/15 • 17h28

      Final de outubro já não precisa mais de bota hehehe. Obrigada por seguir o blog!

  60. Silvana Nascimento   30/10/15 • 00h52

    Tirou minhas dúvidas parabéns, estou indo dia 04/11/2015, sou muito friorenta, rsrsrs, como esta o clima?

    • Fê La Salye   11/12/15 • 15h46

      Silvana, desculpe pela demora mas como viu, muito calor. Bjs

  61. Priscila   16/11/15 • 17h49

    Olá, adorei as dicas!! irei em fevereiro de 2016, e estava em duvidas de qual casco levar, já vi que posso levar jaqueta comum, nada de coisa muito pesada. bjo bjo

    • Fê La Salye   11/12/15 • 15h25

      Não precisa nem de jaqueta na verdade rsrs. Bjs

  62. Marcela   22/11/15 • 08h57

    Oi Fê! Olha, estou indo para o Chile em 26/11. Já tinha perdido a esperança de neve, mas uma colega está aí e postou fotos no face no vale nevado e ainda tinha neve! Você confirma isso? Acha que (como uma recifense que nunca viu neve) devo programar um dia no vale?
    Obrigada!!!!

    • Fê La Salye   11/12/15 • 15h12

      Marcela, desculpe a demora. Gostou do que viu? Em todo caso, se eu tivesse lido o seu comentário antes eu diria que nao há neve suficiente pra valer a pena subir, mas se quisesse conhecer a Cordillera a despeito da neve, legal. Bjs

  63. Ágatha Camilla   29/11/15 • 16h02

    Oi, Fernanda!
    Sou intercambista do governo de PE e viajarei para o Chile no final de fevereiro, passarei aproximadamente 6 meses lá e provavelmente estou voltando para o Brasil no final de julho ou começo de Agosto. Sei que recebe muitas perguntas desse tipo, mas ainda tenho duvidas em relação a este assunto. Durante esse período de março à julho, quais roupas deverei usar? O que não pode faltar na minha mala?!
    Obrigada desde já, abraço!

    • Fê La Salye   11/12/15 • 15h32

      Oi! Recomendo que veja o post sobre o que trazer na mala no inverno. Bjs

  64. Debbynha Silva   09/12/15 • 13h53

    Oiii! estou adorando as dicas, porém… vc já foi ao deserto do atacama? eu vou passar o ano novo em santiago, mas no dia 2 estou indo pro deserto e nao faço ideia de que roupa levar.. vc tem alguma dica?

    • Fê La Salye   11/12/15 • 14h52

      Obrigada por seguir o blog! Tem post exclusivo sobre o Atacama. É só clicar em Chile e em seguida no menu Outras Cidades.

  65. Juscelino   09/01/16 • 10h40

    Prezada Fernanda, muito obrigado. Suas dicas foram excelentes. Estarei no Chile na próxima semana (11/01/16). Abraços e um próspero 2016.

    • Fê La Salye   14/01/16 • 17h58

      Muito obrigada! Aproveite bem a viagem.

      • Raphael   25/01/16 • 11h59

        Olá, Fernanda! Uma pergunta, minha viagem está marcada para a segunda quinzena de maio, vale a pena subir no Vale Nevado ?! Será que consigo pelo menos pisar na neve?!
        Obrigado

        • Fê La Salye   25/01/16 • 12h18

          Oi Raphael! Recomendo que procure aqui no blog pelo vídeo “Quando começa e termina a neve”. Também recomendo todos os posts da categoria Clima & Neve. Obrigada!

  66. Alinne   31/01/16 • 23h14

    Fê, estou indo no Inverno para Santiago e logo de cara pensei em ir direto para Mendoza. Como vou chegar no aeroporto de madrugada, pensei em pegar o ônibus para Mendoza no primeiro horário e teria que comprar roupas no aeroporto. Eu encontro roupas pesadas no aeroporto?

    • Fê La Salye   05/02/16 • 12h07

      Até encontra mas tudo em aeroporto é caríssimo. Tem que ver se está disposta a pagar. Bjs

  67. Thaty   05/02/16 • 17h01

    Olá,
    Tudo bem?
    Somos de Minas Gerais, norte de Minas, aquilo é um lugar bem quente.
    Daí vamos viajar para Santiago no dia 29 de maio, estou preocupada com o tipo de roupa que devemos levar, tanto eu quanto onde meu marido.
    Se puder me ajudar envie dicas no meu email, ficaremos lá cinco dias.
    Obrigada

    • Fê La Salye   08/02/16 • 14h46

      Oi Thaty, tudo bem? As dicas que eu poderia dar estão neste post. O segredo é sempre olhar para as temperaturas e se perguntar como você reage a elas. É isso o que faz você ter a mala ideal. No Youtube eu tenho um vídeo sobre o que trazer no verão e o que trazer no inverno e mais pra frente farei um sobre primavera e outono. Se quiser ver os que já estão disponíveis, pode ser uma boa. Bjs

  68. Priscila   09/02/16 • 21h08

    Olá Fer quero ir em maio qual temperatura?

    • Fê La Salye   14/02/16 • 17h24

      Isso está no post FAQ Chile, categoria Clima. Obrigada!

  69. Luiza   14/02/16 • 20h39

    Oi! Estou indo para Santiago no final de junho/começo de julho e já me falaram que tem chance de nevar. Que tipo de sapato vc aconselha? Botas de neve ou coisas parecidas, vale a pena comprar aí? Vou passar uma semana só.
    Bjss!!

    • Fê La Salye   14/02/16 • 20h45

      Luiza, é muito raro – MUITO MESMO – nevar na cidade. Algo que acontece sei lá a cada quantos anos. Em Santiago neva apenas na Cordillera então o que te aconselho é usar na cidade a mesma bota que usaria pra passear nas estações de ski. Sobre se vale a pena comprar aqui, recomendo o post FAQ Chile, categoria Roupas e Compras. Bjs

  70. Francieli   14/02/16 • 21h55

    Olá Fe, estou indo para santiago em 30/03 até 07/04 e estou na dúvida pois pela época já e outono mas está no começo, então nao sei quais roupas levar, de verão ou inverno! Por acaso o verão costuma estender ou o outono adiantar? Adorei seu blog está me ajudando muito a organizar minha viagem!!! Beijoss!!

    • Fê La Salye   18/02/16 • 18h35

      Fracieli, esta é a pergunta mais difícil de responder pois cada um sente o clima de uma forma. Fiz esse post bem detalhado e mesmo assim gerou dúvidas rsrs. As estações são bem definidas, então recomendo seguir as dicas do post FAQ Chile, categoria clima. Fico muito feliz que goste do blog. Bjs

  71. Luma Gabriela Montoza Romero   22/02/16 • 19h41

    Olá flor, tudo bem? Achei seu blog pela pesquisa “do que levar para o chile no mês de março”, achei mega legal as dicas, mas rolou uma dúvida, irei para Santiago no dia 19/03/2016 fico até 26…minha dúvida é, posso levar poucas roupas de calor? O que devo de fato levar mais?
    Obrigada.

    • Fê La Salye   29/02/16 • 16h24

      Oi Luma, tudo bem? No post sobre o que esperar de Santiago em março eu falo justamente isso. O Clima só muda mesmo em abril. Obrigada por acompanhar o blog!

  72. Julyanne   05/03/16 • 18h11

    Adorei seu blog! Parabéns pelo trabalho, você não imagina o quanto ajudou! bjs :)

  73. TATIANA DIAS   15/03/16 • 23h02

    Oi Fê! Tem dias que estou lendo todo o seu FAQ Chile e nossa! Está tirando minhas dúvidas qto a viagem. Vou pro Chile dia 11/04 a 18. e depois de ter marcado as férias e comprado as passagens, vi no clima tempo que corre o risco de chover todos os dias na semana que ficarei ai…. azar… rsrs… vi seu post e cheguei a conclusão de que esses 2,3 dias de chuva que você disse que indicam o inicio do outono virão bem na minha visita…hehe… estou torcendo para não chover….sei que o tempo é doido e tudo pode mudar, mas você se recorda se no ano anterior na segunda semana de abril tava esse clima mara de outono, sem chuvas? rsrs… não faço ideia do que levar na mala. Mas pelo seu post, acho que por ex, vestido, saia, não rola né? Melhor fazer a mala com roupinhas de meia estação? Desculpa fazer essa pergunta que deve estar no top five de dúvidas…. mas to perdida! hehe…. obrigada! seu blog é mara!!

    • Fê La Salye   21/03/16 • 17h20

      Oi Tatiana! Eu realmente não me lembro mas tem um post aqui no blog explicando como são as chuvas em Santiago. Não há motivos para se preocupar com elas. Faça isso, roupas de meia estação porque ainda não estará muito frio mas já não estará 30 graus. Se acompanhar as dicas do post e as temperaturas do FAQ Chile categoria Clima, não tem erro. Não se preocupe porque ainda não será inverno e é bem começo de outono. Não dará tempo de congelar rsrs. Obrigada por seguir o blog! Bjs

  74. Laísa Marini   31/03/16 • 22h50

    Oiiiii super legal adorei!!!! Eu irei conhecer o
    Chile em
    Santiago agora em abril dia 17!!! Então a recomendação e levar roupa de frio mesmo né ??? Ou ta um pouco calor ?? Obrigada

    • Fê La Salye   03/04/16 • 15h10

      Oi Laisa! Em breve vai ao ar um vídeo sobre o que trazer na mala de outono. Me siga nas redes sociais para não perder. Bjs

  75. Laisa   02/04/16 • 17h11

    Fe, parabens…..
    estou indo para santiago dia 18 de abril ate dia 24, queria saber se anoite da para usar sobretudo….
    ou ainda nao esta frio para esse tipo de roupa….
    atarde roupa de calor…
    Obrigada fe voce irar me ajudar muito…..
    beijo

    • Fê La Salye   03/04/16 • 15h05

      Oi Laisa! Em breve vai ao ar um vídeo falando sobre o que trazer na mala de outono, tá? Ele vai te ajudar bastante. Bjs

  76. Monica   03/04/16 • 08h28

    Adorando seus posts e vídeos! Vou a Santiago em novembro e esclarecendo muitas dívidas no seu blog!

    • Fê La Salye   03/04/16 • 15h04

      Muito obrigada! Espero que aproveite bem as dicas. Beijos!

  77. Eliane Rosa   11/04/16 • 08h06

    A suas dicas sao muito edificante

  78. […] congelar, nem me obrigue a carregar um monte de coisas que não usarei. Já vi vários vídeos de o que levar na sua mala de outono e ainda não me decidi por medo de chegar lá e ter uma sensação de frio maior do que comportam […]

  79. Ingrid   20/04/16 • 01h55

    Fernanda, eu adorei seu blog! Está tirando todas as minhas dúvidas. Vou ao Chile a passeio em setembro desse ano e sei que o inverno vai de junho a setembro. Olhei o seu post sobre quais roupas levar em cada estação, mas ainda me resta uma dúvida. Como vou dia 13 de setembro e irei passar uma semana no Chile, essa época já é o fim do inverno, então gostaria de saber se devo levar roupas de frio ou roupas mais leves para o começo da primavera.
    Desde já agradeço pois todas as suas dicas estão me ajudando bastante a me planejar!

    • Fê La Salye   22/04/16 • 12h23

      Oi Ingrid, tudo bem? Tudo vai depender da quantidade de neve do inverno. Se nos primeiros dias de setembro ainda tiver bastante neve, a roupa tem que ser de inverno porque o ar permanece gelado. Se já nao tiver tanto, roupa de meia estação. Vamos ter que aguardar. Obrigada por acompanhar o blog!

  80. Ricardo   25/04/16 • 10h09

    Fê adorei o seu blog, pois estou com viajem marcada para o dia 26/4 e gosto muito de pesquisar produtos baratos, aonde posso encontrar lojas tipo a 25 de março? Um bj e obrigado.

    • Fê La Salye   28/04/16 • 08h06

      Ricardo, vi seu comentário só agora. É difícil encontrar um único lugar com toda a variedade da 25 de março mas virando o centro do avesso você encontra coisas similares.

  81. Juliana Azeredo   28/04/16 • 20h47

    Fe!

    Queria saber se no começo de setembro ainda esta muito frio em Santiago?!

    Seu blog é ótimo!!

    • Fê La Salye   02/05/16 • 13h49

      Juliana, recomendo o post FAQ Chile, categoria Clima para conseguir se planejar bem nessa época. Fico feliz que goste do blog. Bjs

  82. Simone de Cassia Ferreira   01/05/16 • 20h34

    Oi Fê… Descobri o seu blog, pesquisando sobre o inverno no Chile para uma viagem em Junho e, adorei as suas dicas. Parabéns! Bjos

  83. Tamires Leme   12/05/16 • 22h04

    Ola!
    Amei as dicas! Tenho uma pergunta! Vou para o Chile dia 26/06. E eu amo vestidos, tenho varios de inverno. Você acha que se eu colocar meia calça de lã e segunda pele por baixo deles (São de manga cumprida) eu passarei frio? Fora o casaco que vou colocar por cima!
    Obrigada pela atenção!

    • Fê La Salye   16/05/16 • 16h15

      Tamires, o que eu recomendo mesmo é que veja o vídeo do que trazer na mala de inverno. Bjs e obrigada por acompanhar o blog!

  84. Juliana   13/05/16 • 11h34

    Olá Fernanda adorei suas dicas mais estou interessada em mais um tipo de informação irei ao Chile no feriado de 7 de Setembro com minha bebe de 1 ano. O que vc me aconselharia a levar pra ela de roupas, pois imagino que ainda vai estar frio. E se você tem alguma dica ou mais alguma informação para me ajudar por se tratar de uma criança. Obrigada

    • Fê La Salye   16/05/16 • 16h16

      Oi Juliana! Recomendo o post sobre roupa térmica e o post sobre Roteiro para Crianças. Bjs

  85. Lygia   16/05/16 • 07h29

    Obrigada pela dica! Moro no Rio de Janeiro e estava pensando em casaco de inverno pra levar agora dia 20/05. Vou passar 1semana em Santiago . Agora já ficou mais fácil montar a minha mala. Bjs , Qq coisa entrarei em contato!!!

  86. jirley   17/05/16 • 12h56

    SUAS DICAS SÃO FANTASTICAS!

  87. Marlene souza   22/05/16 • 06h29

    Olá, obrigada as dicas me ajudou muito.

  88. Iraneide Amancio   22/05/16 • 20h43

    Adorei seu vídeo vc está de parabéns.obrigada.

  89. luciana   30/05/16 • 21h46

    Parabéns seu bloq é fantastico!!! Gostaria de saber onde encontro ai em Santiago casacos que vc mostra em seu vídeo “o que trazer na mala no inverno “(o primeiro casaco que vc comprou qdo chegou no Chile). muito obrigada…bjos

    • Fê La Salye   02/06/16 • 16h17

      Oi Luciana, tudo bem? Atualizei o post com essa info, tá? Muito obrigada por acompanhar o blog! Bjs

  90. Fabiana Savio   08/06/16 • 09h59

    olá …..acabei de descobrir seu blog e achei sensacional !
    minha viagem será entre 24/12 e 30/12. ..já estou ansiosa com tudo isso !

  91. Fabiana Savio   08/06/16 • 10h10

    ahhhh …e esqueci de perguntar…de onde são estes vestidinhos fofos que vc está na foto ?!!?!?
    como vou no verão é bom saber né
    rss

  92. Natália Oliveira   20/06/16 • 20h26

    Fernanda, tudo bom??

    Uma duvida! Amei o video sobre roupas para levar no inverno pro Chile. O que gostaria de saber é pra quantos dias essa mala serve. Vou ficar 10 dias no Chile e tenho essa duvida!
    Pensei em levar exatamente o que mostrou no video, nessa mesma quantidade!

    Aguardo resposta! Beijos

    • Fê La Salye   28/06/16 • 10h39

      Natália, é complicado dizer isso porque cada pessoa tem seu estilo de vida e viagem. Tem gente que não repete roupa, tem gente que repete, tem gente que inclui no roteiro passeios de aventura e portanto transpira mais. É bem relativo. Acho que o ideal é avaliar o seu roteiro e seu estilo para definir as quantidades. Bjs

  93. Gei   07/07/16 • 14h32

    Uau!!! Super curtir as dicas!! Estava na dúvida sobre as saias (entre outras coisinhas), mas já me libertei dessa ideia. To indo em agosto e pelo que li e vi no vídeo, não é muito apropriado rsTks Fê ;)

    • Fê La Salye   18/07/16 • 18h13

      Nem um pouco apropriado para o mês mais frio do ano hehehe. Que bom que ajudei. Bjs

  94. Dayana   12/07/16 • 16h33

    ola Fê, estou indo para o chile na semana que vem e queria saber se esta muito frio… srsrs bjo

    • Fê La Salye   13/07/16 • 15h07

      Oi Dayana, tudo bem? As temperaturas estao sempre na home do blog, tá? Bjs

      • Morgana   03/08/16 • 15h41

        Olá! Estarei em Santiago na próxima semana (dia 11) e gostaria de saber se nessa época no litoral (Valparaíso, Vina del Mar e Isla Negra) faz mais frio que em Santiago (ou mais calor). Parabéns pelo blog, muito legal!

        • Fê La Salye   04/08/16 • 10h44

          Nao existe uma região mais quente que a outra nessa época. Sempre estará frio. Muito obrigada por acompanhar! Bjs

  95. Pedro Paulo Krähenbühl   19/07/16 • 12h47

    Vídeo e dicas muito úteis, poderia incluir a Manteiga de Cacau, para os lábios. Obrigadão, foi super legal e muito bem narrado.

  96. Messias   21/07/16 • 21h06

    Boa noite, para o casal que um curte o frio e outro não, qual mês você recomenda, no mês de Setembro ainda
    tem frio por ai, mais que não seja necessário roupas pesadas ou comprar casacos como você disse que não serão usados mais, aguardo e desde já agradeço.

    • Fê La Salye   05/08/16 • 10h53

      Oi Messias, tudo bem? Me desculpe pela demora mas houve um falecimento na família e tive que me ausentar. Ainda este mês farei um vídeo contando o que trazer em setembro, tá? Obrigada!

  97. Dioicy Neves   26/07/16 • 07h27

    Olá Fê! Me ajudaaaaa… Estou indo para Santiago no dia 19/Ago. Que tipo de roupas eu levo? Eu sei que para os passeios de neve eu vou precisar alugar a roupa mas tenho dúvidas nas roupas para usar na cidade. Para passeios no centro da cidade, o Frio está pedindo Trench coat ou casacos mais leves? E a noite, para sair para jantar, por exemplo, pede trench coat? Se puder me tirar essa dúvida eu agradeço muito :)
    Bjus!!!

    • Fê La Salye   05/08/16 • 11h10

      Oi, tudo bem? Me desculpe pela demora mas houve um falecimento na família e tive que me ausentar. Recomendo que veja o vídeo sobre o que trazer na mala de inverno. Bjs

  98. Tatiane   17/08/16 • 14h55

    Olá!
    Conheci seu site agora e amei! Já li quase todos os posts hahaha
    Irei para o Chile no começo de novembro e visitarei Santiago por uma semana e Puerto Varas por uma semana.
    Vendo este post vejo que em Santiago não precisarei me preocupar com roupa de frio, mas acredito que em Puerto Varas (em passeios de barcos e subindo o vulcão Osorno) precisarei de alguma camada, correto? Li que veta e chove bastante em Puerto Varas (e sou bem friorenta =/).
    O que você me recomendaria?

    Obrigada e bjos

    • Fê La Salye   30/09/16 • 15h17

      Obrigada, Tatiane! Já será calor em todo o país, inclusive no sul. Recomendo roupa leve de frio. Bjs

  99. Yoneide   06/09/16 • 21h01

    Boa noite. Gostaria da sua opinião sobre Turistik. Compensa comprar o passe para passear pela cidade?

    • Fê La Salye   29/09/16 • 19h05

      Recomendo que veja aqui no blog a minha opiniao sobre esse city tour em ônibus, tá? Bjs

  100. Bruna Guimarães   23/11/16 • 21h10

    Oi Fê, vou no verão e já vi suas dicas… Me restou uma dúvida… Para sair à noite para barzinhos ou restaurantes dá para ir de shorts? Ou uma roupinha mais arrumada e levar sempre um casaquinho para… Vai que?? rs

    • Fê La Salye   13/12/16 • 10h25

      hahaha Como é difícil responder isso rs. Cada um tem uma percepção sobre o clima mas eu nao usaria blusa nao hehe. Bjs

  101. Fabiano   04/04/18 • 11h41

    Puxa…pensei que fosse dar dicas masculinas também! Ficou faltando…

    • Fê La Salye   04/04/18 • 16h49

      Desculpa se não teve mas é que meu público é 80% feminino. Dificilmente um homem tem dúvidas do que por na mala rs. Mas com certeza você vai conseguir adaptar com essas informações.

Anterior
Próximo
Voltar para a home