15 ago 2014

Fiquei noiva. E agora?

CASA & FAMÍLIA > Casamento

Eu não via a hora de falar desse assunto no PF. Eu já contei aqui que vou me casar em fevereiro de 2015 e minha vida agora é simplesmente cuidar dos preparativos desse dia. Enquanto isso eu trabalho, blogo, cuido da casa, das coisas pessoais e tento viver rsrs.

Eu já queria ajudar um pouco as noivas que seguem o blog, mas não sabia se iam gostar da ideia, mas quando sugeri no Face a empolgação de vocês foi geral, então sempre que der eu vou postar por aqui algumas dicas para o nosso grande dia, ok? Em breve darei dicas para quem tem o sonho de realizar um Destination Wedding como eu e até de noivado e renovação de votos, em qualquer lugar mas especialmente em Santiago.  Não percam!

A dica de hoje é pra quem ficou noiva ou pensa em ficar mas não sabe nem por onde começar os preparativos. Vou te dar estas dicas com uma margem de tempo entre cada uma delas, assim fica mais fácil se organizar. O post é grande, mas é necessário. Os próximos serão mais leves.

Susto

* 1 ANO ANTES

  • Comece os preparativos 1 ano antes

A primeira coisa que você precisa saber é que há casamentos e casamentos. Tem gente que consegue organizar tudo em 3 meses ou menos e dá tudo certo, mas a realidade é que isso é um risco. Muitos fornecedores têm suas agendas fechadas com 1 ano de antecedência e por isso você precisa se planejar. Começar a organizar 1 ano antes (pelo menos) é garantir que você consiga os melhores fornecedores mas que tenha tempo para cuidar de tudo, inclusive de curtir essa fase tão gostosa.

  • Escolha a data

Vocês preferem verão, outono, inverno ou primavera? Vocês conseguem tirar férias nesta data? Saber a data do casamento é o primeiro passo para conseguir reservar seus fornecedores e colocar um prazo em tudo o que você precisa fazer. Começar a organizar sem uma data, é se frustrar porque nenhuma meta é alcançada sem data de conclusão.

  • Defina o quanto quer e pode gastar

Organizar um casamento exige grana. Tenha uma conversa franca com o seu noivo e vejam quanto cada um pode dispor e quem paga o que. Verifiquem se querem a ajuda da família e se a família pode ajudar com alguma coisa. Quando você souber o seu orçamento total, vai saber com quais fornecedores pode contar e para qual detalhe da festa destinar a maior parte da verba.

  • Defina o tipo de festa que quer 

A grande graça de um casamento é ele ter a cara dos noivos e apenas dos noivos. É legal ter um momento pensado na família e nos melhores amigos mas o estilo da festa, o que vai acontecer na cerimônia e o que querem para esse dia, não deve agradar ninguém além de vocês. Falo isso porque é muito comum ver mulheres um pouco frustradas nessa fase porque se não fizerem a festa do jeito x, a mãe não vai gostar e por aí vai. É difícil dizer não mas casamento envolve maturidade e total controle da sua vida a dois. Comece a fazer isso com os preparativos. Eles serão a sua grande escola nesse momento. Em conversa com o seu noivo, discutam as coisas que mais gostam, se preferem igreja, campo, praia ou qualquer outro lugar. Preferem casar no final de semana ou na semana? Preferem que seja de manhã, de tarde ou de noite? Qual é o estilo de vocês: moderno, clássico, vintage, despojado, formal, informal? Tudo isso é importante para escolher o local e traçar o perfil da festa.

  • Defina o local

Há igrejas que 1 ano antes já não possuem uma data disponível. Há praias que precisam de autorização da prefeitura para serem usadas. Há um mundo de coisas acontecendo que não podem parar simplesmente porque você decidiu se casar. 1 ano antes é o tempo ideal para definir o local onde deseja fazer o seu casamento.

  • Decida se quer uma festa de noivado

Noivar oficialmente, com festa pra família e amigos, é totalmente opcional. Se deseja ter uma, organize 1 ano antes porque dificilmente ela vai acontecer depois, com tanta coisa para organizar. E lembre-se que é uma festinha pequena, que pode ser feita em casa, apenas com os mais próximos, mas tire da cabeça que você é obrigado a fazer uma festa de noivado. Aliás, tire da cabeça tudo o que te disseram ser uma obrigação. Casamento é dia de alegria e liberdade e não de “convenções políticas.”

  • Comece a visitar fotógrafos e cinegrafistas

De tudo o que você vai preparar para este dia, a foto e a filmagem estão entre as mais importantes. Tudo o que for feito nesse dia, acaba nesse dia e a única maneira de reviver tudo será através da foto e da filmagem. E é difícil conseguir uma data disponível com essa galera, justamente porque os noivos já aprenderam a importância do trabalho deles. Agende uma visita com vários profissionais e escolha o seu, mas tente não escolher por preço. Esse é um serviço caro mas tem suas razões de ser. Nos meus tempos de wedding planner (já fui uma), já vi noivas chorando por terem uma única foto da sua entrada na igreja, sem margem de escolha. Já vi noiva decepcionada porque o fotógrafo esqueceu de tirar foto delas com a mãe. Já vi noivas gritando de desespero por ter um álbum sem edição e por aí vai. Escolha o quanto antes e preze pela qualidade mais que pelo preço.

  • Visite assessoras de casamento (wedding planner)

Noivas do meu coração: entendam que esse serviço não é luxo e pensem nele com todo carinho. Eu tenho uma longa experiência nesse assunto porque já trabalhei como wedding planner e porque sou publicitária, então, organizar eventos faz parte da minha realidade. Por mais que você seja uma noiva dedicada, você não vai conseguir fazer e resolver tudo deste dia, sem a ajuda de uma profissional especializada nesse assunto, que todos os dias e não apenas 1x na vida, organiza eventos como o seu, e sem contar que a cabeça dela é um baú de boas ideias e de bons contatos que podem te render excelentes profissionais com ótimos descontos. Sem falar que no dia do seu casamento você só vai conseguir ser a noiva e não a pessoa que confirma a presença dos convidados, se tem padrinho atrasado, se a decoração já foi feita, a entrada de cada participante na cerimônia e por aí vai. Sim, você PRECISA de uma assessora.

  • Siga sites e blogs de casamento para se inspirar

Não falta conteúdo na internet sobre o assunto e todos eles podem te ajudar a traçar o perfil do dia mais especial da sua vida. Inclusive, as referências que você guardar como fotos e links, vão te ajudar na hora de visitar os seus fornecedores para que entendam o que você deseja fazer neste dia.

  • Faça todos os tratamentos necessários

Esse é o momento para ir ao nutricionista e perder peso com saúde até o casamento, de ir ao dermatologista por a pele em dia, de ir ao dentista para garantir o sorriso mais lindo, de ir ao ginecologista frequentemente e de fazer aquele check-up para confirmar a boa saúde até para curtir a lua de mel sem riscos.

* 11 MESES ANTES

  • Seja a melhor amiga do Excel

Hoje em dia existem muitos aplicativos, até para ajudar a organizar o casamento, mas nenhum deles substitui um caderninho de anotações (mostrei o meu aqui) e uma boa planilha no excel. Se você não se dá bem com ele, peça a ajuda do seu noivo ou de alguém de confiança e crie uma para colocar os seus fornecedores e o gasto que terá com cada um deles e também uma planilha para preparar a lista de convidados. Dica: vários blogs de casamento disponibilizam planilhas prontinhas. Dá uma pesquisada que você vai achar.

  • Decida a quantidade de convidados e faça a sua lista

Em um casamento, tudo é cobrado com base no número de convidados e não apenas a comida, como muitos noivos ainda imaginam. Defina quantas pessoas vai convidar, o quanto antes. E vou deixar aqui uma dica bem pessoal: diga para a sua mãe que ela é a pessoa mais especial da sua vida mas que a vizinha dela de infância que ela tem total carinho, não será convidada porque ela não é amiga de vocês dois. Aquele seu amigo da universidade que está no seu facebook, que é uma simpatia, que sempre comenta seus posts mas que não passa de um contato virtual, ele não precisa entrar na sua lista de convidados. Aliás, aprenda a separar os “amigos” de rede social dos amigos para todas as horas. Eu sempre digo que casamento é a celebração do amor entre duas pessoas e dessas duas pessoas com quem será convidado. Se não há amor, relacionamento, convivência e real participação na vida de vocês, não convide. Isso não é falta de educação, é falta de falsidade ;)

  • Contrate o seu decorador

Crie uma pastinha (física ou digital) com fotos de decoração que você goste e leve nas reuniões para contratar o seu decorador. A decoração está entre os itens que mais leva tempo para executar. Comece o quanto antes.

  • Contrate o serviço de música e sonorização

Nem preciso dizer que a música do seu casamento e a boa qualidade do som são fundamentais né? Decidam se querem DJ, banda ao vivo e principalmente quem cuida do som no momento da cerimônia e da festa como um tudo. Eu tenho uma certa experiência musical (já contei no blog também) e sei que um evento pode por tudo a perder quando um microfone falha, quando o som não chega de maneira agradável aos convidados, quando a música é tão alta que impede que eles conversem, quando os instrumentos não foram equalizados e por aí vai.

*10 MESES ANTES

  • Contrate o seu buffet

Comece a pesquisar buffets e participe de degustações para escolher o cardápio deste dia.

  • Contrate o serviço de iluminação e pista de dança

Dependendo do horário da sua festa, você vai precisar de iluminação e esse fornecedor trabalha diretamente com o decorador, para que tudo combine. Ele precisa ser contratado com uma certa antecedência. Se você tiver uma pista de dança na sua festa, esse é o momento de escolher o que vai nela.

  • Decida quem vai celebrar o seu casamento

Padres, pastores, rabinos, celebrantes ecumênicos e até amigos especiais podem conduzir a parte falada do seu casamento, desde que eles possam estar no dia em que você decidiu casar. Garanta o quanto antes a participação dessa pessoa.

  • Defina quem serão os participantes da cerimônia casamento

Em uma conversa com o seu noivo, definam os padrinhos, pajens, daminhas e qualquer outra função que sua cerimônia vai precisar.

*9 MESES ANTES

  • Organize a papelada do casamento civil

E decida se quer que essa cerimônia aconteça junto com a religiosa.

  • Planeje o que será feito por você

Muitas noivas adoram um DIY (faça você mesmo). Esse é o momento de planejar e correr atrás do necessário.

  • Convide seus padrinhos, daminhas e pajens

Essas pessoas precisam ser avisadas antes dos demais convidadas. É legal preparar uma lembrancinha ou convite diferenciado mas não é obrigatório. Nada do que outros fizeram precisa ser feito. Vai do seu gosto e verba disponível.

  • Escolha o seu vestido de noiva

Não parece, mas até chegar ao vestido dos sonhos, demora um pouco. O meu foi escolhido há três meses atrás, agora estou indo à loja apenas para alguns ajustes. É importante escolher com antecedência porque não costuma ser barato.

* 8 MESES ANTES

  • Pesquise ítens de papelaria

Veja preços de convites e toda a identidade visual do seu casamento. Dica pessoal: são poucas as pessoas que realmente guardam um convite de casamento, por mais lindo que ele seja. Considere a ideia de investir essa grana em um site com todas as informações necessárias do casamento. Se um site for caro, crie um grupo fechado no Facebook e convide as pessoas por lá.  Não é menos educado que um convite, cumpre a função e de uma forma bem melhor já que hoje em dia as pessoas passam muito tempo na internet. No fundo, vão agradecer você ter facilitado a vida delas. Eu não terei convite, criei um site onde só quem foi convidado tem acesso a ele. Muito melhor!

  • Envie o Save the Date

Envie por email ou redes sociais um save the date, ou seja, uma foto ou algo personalizado para que as pessoas se lembrem da data de casamento de vocês e não agendem nada mais nesse dia. O Save the Date cumpre uma ótima função antes de que o site ou convites fiquem prontos. Você não vai querer organizar uma super festa pra depois saber que ninguém poderia ir nesse dia né? Então faça um Save the Date.

  • Decida se os padrinhos ou participantes usarão uma cor específica

Isso é bem mais comum em casamentos americanos mas muitos casamentos brasileiros já aderiram a ideia de definir uma tonalidade para as roupas dos padrinhos, pajens e daminhas. Isso ajuda a “ornar” com a decoração e a que sejam um destaque na festa também. Fora isso, os fotógrafos agradecem. As fotos ficam mais bonitas. Se você quiser, esse é o momento de definir esse tom mas dê liberdade para que as mães de ambos escolham a cor que quiserem. Elas não precisam usar a mesma cor das madrinhas.

fiqueinova

* 7 MESES ANTES

  • Defina o cardápio da sua festa

Tudo o que será servido.

  • Defina o bolo

Se vai ser real ou fake. Hoje em dia as noivas preferem um bolo fake na mesa e um delicioso que é servido nas mesas. É muito mais usual e a mesa continua linda. Defina o topo do bolo também. Você não precisa ter um bolo na mesa se não curte.

  • Defina o local da lua de mel

Compre as passagens e corra atrás de toda a documentação necessária.

  • Chá bar, chá de cozinha, chá de lingerie

Se deseja ter qualquer um destes chás, comece a organizar com suas madrinhas para fazer o quanto antes.

*6 MESES ANTES

  • Encomende seus convites ou termine seu site

Todo o conteúdo do que será informado deve ser preparado nesse momento.

  • Pesquise por lembrancinhas

Prefira lembrancinhas que sejam úteis. Dá muita raiva gastar com um presente que depois as pessoas não vão usar. Evite lembrancinhas com fotos ou nomes dos noivos. Ninguém vai usar algo depois que tenha o nome de vocês, né? Se quiser que se lembrem que é do casamento, faça um cartãozinho e o problema fica resolvido.

  • Decida onde vai passar a noite de núpcias

Um detalhe mega importante.

*5 MESES ANTES

  • Defina e contrate a mesa de doces

Escolha os docinhos da sua festa e contrate quem vai se responsabilizar por ela.

  • Escolha onde colocar a lista de presentes

Escolha pelo menos duas lojas e opte pela opção de trocar presentes repetidos por outro que não ganhou e até mesmo por dinheiro.

  • Defina a decoração de cada ambiente

Esse é o momento de deixar bem claro pra sua decoradora o que quer para cada cantinho da sua festa.

  • Escolher a roupa do noivo

Sim, essa função também é sua porque ele não faz ideia das cores que pensou, modelo e etc. Se você não correr atrás disso com ele, é capaz dele usar a mesma roupa que vai em todos os casamentos dos amigos.

  • Reserve o dia da noiva

E tudo o que imagina para esse momento.

*4 MESES ANTES

  • Escolha o seu buquê

Fique atenta às flores da estação. Nem todas estão disponíveis o ano todo.

  • Escolha a roupa das damas e pajens

E vá com a mãe dos pequenos às lojas.

  • Compre as alianças e o porta-alianças

Aproveite para gravar os nomes e a data.

  • Defina as músicas da cerimônia e da festa

Dê preferência às músicas que vocês mais gostam e que fazem parte da história de vocês.

preparativos-de-casamento-lista

* 3 MESES ANTES

  • Envie os convites do casamento

Se você tem convidados de outros países ou cidades, envie antes para eles, quando faltar 6 meses para o casamento. Eles precisam de mais tempo do que os outros convidados.

  • Faça a prova do seu vestido

É sempre importante que o seu corpo esteja em dia com as medidas do vestido.

  • Faça uma reunião com cada um dos fornecedores

Porque se você tiver qualquer imprevisto, ainda dá tempo de fazer alguma coisa.

  • Compre o seu sapato

Ele é essencial para os momentos de prova do vestido e é bom porque já vai laceando. Sapato apertado é uó.

  • Defina a sequência da programação

Faça a programação do casamento junto com sua assessora e veja a possibilidade de agendar ensaios com os participantes 1 mês antes.

  • Faça as sessões de fotos que deseja

Esse é o momento de fazer as fotos pré-casamento, se quiserem, e de definir as principais fotos do dia e até mesmo do pós-cerimônia como trash and the dress e outras.

  • Verifique o que sua igreja exige

Algumas igrejas exigem que os noivos façam um curso antes de casar. Verifique se a sua igreja exije isso e já faça.

  • Compre seus acessórios

Brincos, colares, pulseiras, maquiagem, arranjo de cabelo e tudo o que for usar.

*2 MESES ANTES

  • Reserve o carro de vocês

Ou defina quem levará vocês até a igreja e ao hotel depois.

  • Defina a sequência da festa

Assim como a cerimônia, a festa também tem uma sequência que precisa ser seguida para que tudo funcione bem.

*1 MÊS ANTES

  • Faça a prova de maquiagem e cabelo

São essenciais para ganhar tempo no dia.

  • Faça os votos do casamento

Caso decida fazer votos personalizados.

  • Faça uma reunião com quem vai celebrar o casamento

Defina com ele as possíveis homenagens e o que você gostaria que fosse falado.

  • Confirme os convidados que irão

O Brasil não tem esse costume mas um serviço de RSVP é super importante para que você saiba exatamente quem irá ao seu casamento. Sua assessora pode fazer isso pra você.

*1 SEMANA ANTES

  • Faça uma reunião com todos os fornecedores

E se possível, juntos. Tudo precisa ser alinhado.

  • Faça uma reunião com sua assessora

E entregue todos os contatos dos seus fornecedores e todas as informações dos seus convidados para que ela possa ligar no dia, caso aconteça algum problema.

  • Faça a última prova do vestido

Leve todos os acessórios.

  • Faça as malas para viajar

No dia é impossível.

  • Organize basicamente sua casa nova

Ela deve ter pelo menos o básico para quando voltem da lua de mel.

  • Se cuide

Faça limpeza de pele, se alimente e durma bem.

* NO DIA

  • Acorde cedo

E comece os preparativos bem cedo.

  • Não se atrase

Atrasar nunca foi bonito. Nem por 30 minutos. Uma noiva pontual respeita seus convidados e mostra organização.

  • Curta muito porque passa rápido

Curta exatamente tudo e fale com todos os convidados.

 

Post gigante mas muito necessário para quem quer o casamento dos sonhos. Espero que gostem!

 

 

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários
Anterior
Próximo
Voltar para a home