30 set 2014

Meu cabelo está caindo! E agora? Nossa Dermato explica

LIFESTYLE > Beleza

Olá, pessoal!

Fiquei muito feliz com o convite da Fê para falar sobre queda de cabelos no blog. Esta é uma das queixas mais frequentes no meu consultório e, se perguntarmos para algumas mulheres, é muito comum ouvirmos que quase todas tem ou já tiveram este problema.

cabelo-queda-de-cabeloQuando procuramos na Internet sobre queda de cabelo, geralmente queremos uma resposta pronta, do tipo: “tome tal vitamina ou use tal shampoo e o problema vai sumir”, certo?

No entanto, a coisa não funciona bem assim… Em primeiro lugar, precisamos entender que queda de cabelo é um sintoma, e pode ter várias causas. Então, não adianta esperar uma fórmula mágica para resolver “a queda de cabelo”. Para conseguir tratar este problema, precisamos entender qual é a causa dele. Faz sentido, não é? É como querer apenas tratar uma tosse e ignorar que a causa pode ser uma pneumonia.

A idéia da nossa série de posts é falar das causas mais comuns de queda de cabelo, para ajudar vocês a lidarem com este problema tão frequente. Hoje vamos fazer uma sequencia de perguntas e respostas. Nas próximas semanas vamos falar dos seguintes temas:

  • Alopécia androgenética (queda de cabelo genética, masculina e feminina)
  • Eflúvio telógeno (queda de cabelo por stress emocional ou físico)
  • Alopécia areata (um tipo de queda de cabelo em que surgem falhas no couro cabeludo)
  • Tricotilomania (compulsão por arrancar os cabelos)

Hoje vou responder as perguntas mais comuns que me fazem.

Meu cabelo começou a cair muito de repente. Como posso saber se é normal?

Bom, o normal é que caia entre 50 e 100 fios por dia. Mas sim, eu sei que é difícil contar fio por fio. Então, sugiro procurar um dermatologista se:

  1. Você perceber que o volume de cabelo está ficando menor (mais “ralo”).
  2. Aparecerem falhas de cabelo na cabeça.
  3. Você estiver preocupada com o volume que está caindo.

Minha amiga tomou a vitamina X e a queda de cabelo dela melhorou muito. Posso tomar?

Bom, no geral os produtos tem venda livre, então ninguém vai te impedir de comprar, mas existem alguns riscos se você fizer isto:

  1. Pode não funcionar para você e você gastar um dinheiro desnecessário (geralmente esses produtos são caros).
  2. Você pode não estar com falta destas vitaminas e acabar sobrecarregando seu organismo.
  3. O problema que está causando a queda de cabelo pode não estar sendo tratado pelas vitaminas e você está perdendo tempo (e cabelo!) até procurar um dermatologista.

Tomo alguns remédios e acho que eles estão fazendo meu cabelo cair. Isto é possível?

É possível sim. Algumas medicações de uso prolongado podem causar sim queda de cabelo. A Isotretinoína (Roacutan), por exemplo, pode causar este problema. Medicações antiinflamatórias e  alguns antidepressivos também podem fazer com que o cabelo caia mais. Se você suspeitar que este é o seu caso, você deve falar com o médico que receitou a medicação. Algumas vezes, é necessário manter o remédio, já que os benefícios dele podem ser maiores. Neste caso, o dermatologista entra em ação, analisando seu tipo de queda e prescrevendo o tratamento mais adequado!

Escova progressiva causa queda de cabelo? E descoloração?

É muito comum quem faz química no cabelo queixar-se que a quantidade de fios está diminuindo. Isto acontece não porque há queda do cabelo (quando falo queda, penso no cabelo caindo a partir da raiz).Na realidade, o que muitas vezes acontece é a quebra dos fios. Por menos agressiva que seja a química (e escova progressiva e descoloração são bastante agressivas!) sempre há um certo enfraquecimento do fio, que podem acabar quebrando. Além disto, existem alguns tipos de químicas que não devem ser misturadas, pois isto promove uma maior fragilidade do fio. Na dúvida, recomendo sempre buscar um bom cabeleireiro e evitar fazer qualquer tipo de química em casa. Quando o procedimento é mal feito, o barato pode acabar saindo muito caro.

Então, pessoal, por hoje é só. Sei que ainda tem várias dúvidas para serem respondidas, mas tentarei fazer isto nos próximos posts. Não percam!

Beijos!

roberta_pb.jpg

  • Dra. Roberta Vasconcelos – CRM 120.345
  • Consultório: Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj 36 – Paraíso – São Paulo, SP
  • Telefone: (11) 3171-1901
  • Blog: dermainforma.com.br

Por norma do Conselho Federal de Medicina, nenhum médico pode indicar remédios, produtos ou fazer diagnósticos pela internet. Para isso existem as consultas.

 A Dra. Roberta não escreve para o blog, apenas participou de alguns posts, portanto ela não tem como responder aos comentários e como dito no final do post, não pode diagnosticar pela internet. Por favor, consulte o seu dermatologista.

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários
7 comentários em "Meu cabelo está caindo! E agora? Nossa Dermato explica"
  1. Leyziane   20/02/16 • 00h35

    Eu tomei muito medexasona esse é o motivo dos meus cabelos caírem muitíssimo?

    • Fê La Salye   29/02/16 • 16h44

      Oi Leyziane! Conforme explicado no post, a Dra Roberta não escreve para o blog, apenas participou de alguns posts. A causa da queda de cabelo pode ter diversos motivos e como não se pode diagnosticar sem consulta, o ideal seria procurar um médico. Obrigada!

  2. Thais   21/02/16 • 10h50

    Oi!
    Parei de tomar anticoncepcional faz mais ou menos 2 semanas, e desde então, percebi que meu cabelo está caindo MUITOO, mesmo sem mexer. Quando lavo cabelo, cai em dobro. Percebi também que o volume do meu cabelo diminui bastante desde que parei de tomar o anticoncepcional. Gostaria de saber se isso é normal ou devo procurar um médico. Obrigada! Bjs

    • Fê La Salye   29/02/16 • 16h39

      Oi Thais! Como dito no final do post, a Dra. Roberta nao escreve para o blog, apenas participou de alguns posts e como todo médico, ela não pode diagnosticar sem uma consulta. O ideal seria procurar um médico mesmo. Bjs

  3. Isadora   27/06/16 • 07h21

    Excelente post, o meu cabelo andava a cair muito e essas dicas ajudaram muito! Obrigada! Estive também a ler este artigo que tem informações bastante boas

  4. Edna   22/09/16 • 23h53

    Ola boa noite meu sempre foi forte e sempre fiz progressiva só que de 3 mede pra ca fiz mas uma progressiva e meu cabelo começou a se corta no meio ta caindo muito sera que e efeito da progressiva ou e outra coisa mas grave e ele só cai aos monte quando lavo ele devo procurar um dermatologista?

    • Fê La Salye   29/09/16 • 18h53

      Oi Edna, tudo bem? Recomendamos que procure um dermatologista pois a Dra Roberta nao escreve mais para o blog. Bjs

Anterior
Próximo
Voltar para a home