11 maio 2016

Sistema Educacional no Chile: Etapa 1 – Maternal e Jardim

MORAR FORA > DICAS PARA MORAR NO CHILE > Educação

sistema educacional no chile maternal

Este é o segundo post da série Como funciona o Sistema Educacional no Chile. No primeiro post expliquei de forma geral cada etapa da vida escolar, desde o maternal até a universidade. Neste segundo post você saberá tudo sobre o funcionamento da fase Pré-Escolar, ou seja, creches, maternal, jardim infantil e tudo o que vem antes da 1° série.

Lembrando que ainda não sou mãe e que contei com a ajuda de um chileno especialista no assunto e uma amiga brasileira que tem filho estudando aqui para dar todas as informações sobre como é a Educação no Chile; portanto o mais provável é que eu não saiba responder aqueles detalhes que só mãe e pai se preocupam mas o caminho das pedras você vai encontrar neste post. Vamos lá!

Confira na imagem como funciona cada módulo dessa etapa no Chile:

  • maternal sistema educacional no chile
  • Playgroup

O Playgroup não está na imagem acima mas é importante falar sobre ele. Algumas escolas oferecem esse nível para crianças de 3 a 4 anos também. O processo seletivo para a criança (vou falar dele nesse post) é menos exigente e já garante a estadia dela no colégio até o Ensino Médio, que você vai entender melhor lendo os posts dessa série.

  • Níveis Obrigatórios

De todos os níveis mostrados na imagem, o único que é obrigatório é o Kinder, equivalente ao Pré no Brasil. Sem ele é impossível ser matriculado na 1° série.

  • Escolinhas

Para cada um destes níveis existem escolinhas particulares e públicas e para ambas é preciso passar por um processo que no Chile é conhecido como Postulación, que nada mais é do que um processo seletivo que envolve entrevista com a família, avaliação educacional e psicológica da criança dependendo da escolinha, entre outros requisitos que variam em cada instituição de ensino. As escolinhas e colégios em geral são bem criteriosos.

Clicando aqui você tem acesso a todas as escolinhas de Santiago, separadas por comunas (regiões) e entrando em contato com cada uma poderá ter uma margem de valores, requisitos e demais informações. Caso precise entender como as regiões são divididas e administradas, clique aqui.

  • Escolinhas Públicas

É importante que você saiba que as escolinhas públicas não são gratuitas. Aliás, quase nada que é público no Chile é gratuito. O que eu já ouvi de muitos chilenos é que se algo é totalmente gratuito tende a não funcionar bem (eles falam isso pra qualquer coisa, inclusive quando se referem a outros países), então você terá sempre que pagar, nem que seja um valor menor.

  • Creches

Para quem busca algo parecido com as creches do Brasil, no Chile elas se chamam Junji e neste link você também pode ver uma lista das que existem, onde ficam, valores, requisitos e etc.

  • Idioma

Obviamente seu filho será alfabetizado em espanhol em qualquer escolinha mas é a melhor fase para absorver um novo idioma. Não se preocupe com isso! As escolinhas estão acostumadas a receber estrangeiros, então vão saber se comunicar com seu filho.

  • O que fazer após terminar esta primeira etapa?

Quando seu filho estiver no nível Kinder, vai precisar começar a fazer os trâmites (conhecido como Postulación) para dar início no ano seguinte na Enseñanza Básica, que no Brasil conhecemos como Ensino Fundamental. Vale lembrar que o processo de Postulación deve ser feito no mês de março do ano que antecede a Enseñanza Básica do seu filho. Ou seja, se em 2017 ele tem que começar a 1° série, deve começar o processo de Postulación em março de 2016. Para saber mais sobre isso, veja os links no final do post.

Isto é o que de mais importante você precisa saber sobre a etapa pré-escolar no Chile. Não esqueça de tirar as suas dúvidas nos links indicados no post já que eles vão te informar melhor do que eu que ainda não tenho filhos e portanto não vivi essa experiência.

Se deseja continuar sabendo sobre cada etapa do sistema de educação no Chile, é só conferir os links abaixo e para qualquer informação sobre morar no Chile, clique aqui.

 

Esta série foi desenvolvida pelo blog Pigmento F. Nenhum outro blog que fale do país escreveu sobre esse assunto com essa riqueza de detalhes, portanto dê o crédito ao blog juntamente com o link caso o use como fonte de pesquisa em algum outro site. Obrigada!

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários
1 comentário em "Sistema Educacional no Chile: Etapa 1 – Maternal e Jardim"
  1. António Carlos Verdiani   05/05/17 • 12h02

    FANTÁSTICO. ADOREI LER E AGREGAR CONHECIMENTOS SOBRE O SISTEMA DE ENSINO NO CHILE.
    IREI PASSAR UNS DIAS LÁ. SE TIVER OPORTUNIDADE E CONDIÇÃO IREI VISITAR ALGUMA ESCOLA POIS COMO PROFESSOR APOSENTADO TENHO CURIOSIDADES EM TROCAR ALGUMA EXPERIÊNCIA.
    PARABÉNS.
    OBRIGADO
    ABRAÇOS Prof. Verdiani

Anterior
Próximo
Voltar para a home