12 maio 2016

Sistema Educacional no Chile: Etapa 3 – Ensino Médio

MORAR FORA > GUIA PARA MORAR NO CHILE

Este é o quarto post da série Como funciona o Sistema Educacional no Chile, e nele você saberá como funciona o Ensino Médio no país.

Lembrando que ainda não sou mãe e que contei com a ajuda de um chileno especialista no assunto e uma amiga brasileira que tem filho estudando aqui para dar todas as informações sobre como é a Educação no Chile; portanto o mais provável é que eu não saiba responder aqueles detalhes que só mãe e pai se preocupam mas o caminho das pedras você vai encontrar neste post. Vamos lá!

A primera coisa que você precisa para entender esse post é ler o post anterior, que fala sobre o Ensino Fundamental pois mesmo que você venha para o Chile para fazer apenas o Ensino Médio, vai precisar das informações que já dei. Então se não leu ele ainda, corre lá ou vai ficar perdido no assunto.

Mas se já leu o post anterior, já sabe o que é uma Postulación, que é bem comum um chileno estudar toda uma vida num mesmo colégio, já leu sobre os uniformes, valores e etc, então neste post vou direto para as particularidades do Ensino Médio no Chile.

ensino medio sistema educacional no chile

A primeira diferença é que ele dura quatro anos e que é bem provável que o aluno que chegou ao Ensino Médio tenha estudado os 8 anos anteriores no mesmo colégio e seguirá nele até prestar o vestibular.

Durante estes 4 anos, o aluno tem a opção de escolher qual ênfase ele quer dar para o curso e ele tem 3 opções:

  • EMCH (Enseñanza Media Científico-Humanista ): Do 1º a 4º ano ele faz as matérias básicas que já conhecemos no Brasil.

 

  • EMTP (Enseñanza Media Técnico-Profesional): Durante os 4 anos faz as matérias do EMCH citado anteriormente mas com a diferença de que nos 2 primeiros anos ele escolhe realizar matérias equivalentes a um curso técnico.

 

  • EMTA (Enseñanza Media Artística): Durante os 4 anos faz as matérias do EMCH citado anteriormente mas com a diferença de que no 3° e 4° ano ele escolhe realizar matérias artísticas.

 

Os colégios que oferecem matérias técnicas entregam um diploma ao aluno de Técnico de Nivel Medio, que pode ser:

  • Liceos Agrícolas: Técnico de Nivel Medio em atividades próprias da agricultura;

 

  • Liceos Comerciales: administração, contabilidade e secretariado;

 

  • Liceos Industriales: eletrecidade, mecânica, eletrônica, informática, entre outras;

 

  • Liceos Técnicos: vestuário (corte, confecção e/ou moda), cozinha, enfermaria e outros;

 

  • Liceos Polivalentes: são os que possuem disciplinas de dois ou três dos liceos mencionados anteriormente.

Vale lembrar que até o último ano do ensino médio o aluno usa o mesmo uniforme da primeira até a oitava série, já explicado anteriormente.

Ao terminar os estudos, os alunos devem prestar o exame que se chama PSU – Prueba de Selección Universitária, que a gente conhece como Vestibular. Também existe a opção de fazer cursinhos preparatórios para as universidades mais concorridas e no Chile eles são chamados de pre-universitarios. O cursinho (pre-universitario) mais famoso é o Pedro de Valdivia.

Para os que não tiveram a oportunidade de fazer o Ensino Fundamental e/ou Médio e precisam de um supletivo, aqui ele é chamado de Educación de Adultos e neste link está explicado em detalhes como funciona.

Para saber preços, melhores colégios e outras coisas desse assunto, não deixe de ler o post anterior. Se deseja continuar sabendo sobre cada etapa do sistema de educação no Chile, é só conferir os links abaixo e para qualquer informação sobre morar no Chile, clique aqui.

 

Esta série foi desenvolvida pelo blog Pigmento F. Nenhum outro blog que fale do país escreveu sobre esse assunto com essa riqueza de detalhes, portanto dê o crédito ao blog juntamente com o link caso o use como fonte de pesquisa em algum outro site. Obrigada!

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários
4 comentários em "Sistema Educacional no Chile: Etapa 3 – Ensino Médio"
  1. Julia   24/05/16 • 15h53

    Fe, tenho uma dúvida: quando você diz que é dos 14 aos 18, vc quer dizer que no primeiro ano vão completar 15 ainda (ai chegariam ao 4° com 18 mesmo) ou você digitou errado e na verdade no 1° eles cumprem 14 e terminam o colegial aos 17 (como aqui no Brasil e como eu sempre achei que fosse no Chile também rs)… outra coisinha kk na Enseñanza Média Artística a abreviação ta EMTP, da uma olhada ai.
    Adorei o post como sempre. Você é muito dedicada e eu admiro muuuuito isso. Muito sucesso pra vc. Beijos

    • Fê La Salye   24/05/16 • 16h02

      Já corrigi a sigla, obrigada. Sobre a idade, tudo vai depender da idade em que a pessoa começou a estudar. Como aqui os processos seletivos são difíceis, nem todos começam o ensino médio com 14 anos. Nesse caso seria dos 15 aos 18. Se entrou mais cedo na escola, dos 14 aos 17. Muito obrigada pelo carinho! Bjs

  2. Marcos Geraldo   09/02/17 • 14h25

    Tenho uma filha de 14 anos que está no 1o ano do ensino médio no Brasil. Em qual dos 4 anos do ensino médio que ela entraria aí? Entendo que seria o 2o ano, é isso?

    • Fê La Salye   13/03/17 • 09h42

      Marcos, ela teria que fazer o teste nos colégios daqui para que eles recomendem em qual série ela poderia entrar.

Anterior
Próximo
Voltar para a home